Diálogos entre experiências

pesquisa, extensão e educação popular no sistema carcerário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72291

Palavras-chave:

Pesquisa, Extensão, Educação Popular, Sistema Prisional

Resumo

O presente estudo é uma investigação acerca de duas experiências ligadas à educação de jovens e adultos e à privação de liberdade, desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que constituem um programa de extensão e um projeto de pesquisa sobre remição de pena pela leitura.  Na investigação, buscamos entender como a pesquisa e a extensão são complementares na formação de estudantes de licenciaturas. Para isso, utilizamos nossas experiências como bolsistas de pesquisa ou extensão mediante uma abordagem autobiográfica e elaboramos nossas narrativas sobre a dimensão educativa, na qual estamos inseridas como estudantes de Pedagogia e de licenciatura em Ciências Sociais. Resultados iniciais indicam a importância do debate entre extensão e pesquisa, pois percebemos em nossas experiências que ambas estão numa relação dialógica. A pesquisa contribui para mapear dados, leis, referenciais teóricos a serem utilizados e as práticas que são desenvolvidas. A extensão, a partir da educação popular, tem a capacidade de promover diálogos de diferentes saberes, intercâmbios de propostas de atuação e intervenção social.

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Biografia do Autor

Victória Mello Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (UFRGS/CNPq), do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Conhecimento (UFRGS/CNPq), do Núcleo de Etnografias Urbanas (Cebrap/NEU) , do Núcleo de Estudos sobre Critica da Colonialidade e do Núcleo de Antropologia do Direito (USP/CNPq); integrante da equipe coordenadora do projeto de extensão PalavraMundo.

Raíne da Silva de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil;  membro do Grupo de Estudos em Justiça, Direitos Humanos e Segurança (JUDIS) e do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE). 

Isabella Almeida dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; integrante da equipe de coordenação do projeto de extensão Palavramundo.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

FERNANDES, V. M.; BRITO, R. da S. de; SANTOS, I. A. dos. Diálogos entre experiências: pesquisa, extensão e educação popular no sistema carcerário. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 282–305, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72291. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72291. Acesso em: 21 nov. 2024.