Legado freireano e educação popular

afirmando o compromisso popular no processo de democratização da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69478

Palavras-chave:

Educação Popular, Paulo Freire, Democratização, Ensino Superior

Resumo

Neste ensaio, são tecidas considerações acerca do processo de democratização da educação superior, na interface com os ataques perpetrados contra a obra e pensamento de Paulo Freire e com os saberes gestados no movimento político de afirmação e visibilidade de seu legado. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico da produção de pesquisadoras e pesquisadores  ligados ao GT6 de Educação Popular da ANPEd. Como resultados, observou-se que os ataques realizados a obra e memória do educador Paulo Freire intencionam barrar o processo de democratização da educação superior. A análise da produção bibliográfica no campo da Educação Popular desvela que a concretização do direito à educação superior requer a assunção do compromisso da universidade com as demandas populares, implicando uma formação política de educadoras/es, bem como a consolidação de práticas educativas pautadas na dialogicidade, na unidade na diversidade e na problematização das realidades e dos saberes de experiência dos sujeitos envolvidos nos processos de aprender-e-ensinar.

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Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues de Sousa, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na mesma instituição; professora da Universidade São Francisco, campus Itatiba, São Paulo, Brasil; educadora popular, vice líder do Grupo de Pesquisa sobre Teorias Críticas Latino-americanas (USF) e pesquisadora do Grupo Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar). 

Rafael Augusto Valentim da Cruz Magdalena, Universidade São Francisco

Doutorando em Educação Docente da Universidade São Francisco, São Paulo, Brasil. 

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

SOUSA, F. R. de; MAGDALENA, R. A. V. da C. Legado freireano e educação popular: afirmando o compromisso popular no processo de democratização da educação superior . Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 369–389, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69478. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69478. Acesso em: 14 nov. 2024.

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