Legado freireano e educação popular

afirmando o compromisso popular no processo de democratização da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69478

Palavras-chave:

Educação Popular, Paulo Freire, Democratização, Ensino Superior

Resumo

Neste ensaio, são tecidas considerações acerca do processo de democratização da educação superior, na interface com os ataques perpetrados contra a obra e pensamento de Paulo Freire e com os saberes gestados no movimento político de afirmação e visibilidade de seu legado. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico da produção de pesquisadoras e pesquisadores  ligados ao GT6 de Educação Popular da ANPEd. Como resultados, observou-se que os ataques realizados a obra e memória do educador Paulo Freire intencionam barrar o processo de democratização da educação superior. A análise da produção bibliográfica no campo da Educação Popular desvela que a concretização do direito à educação superior requer a assunção do compromisso da universidade com as demandas populares, implicando uma formação política de educadoras/es, bem como a consolidação de práticas educativas pautadas na dialogicidade, na unidade na diversidade e na problematização das realidades e dos saberes de experiência dos sujeitos envolvidos nos processos de aprender-e-ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues de Sousa, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na mesma instituição; professora da Universidade São Francisco, campus Itatiba, São Paulo, Brasil; educadora popular, vice líder do Grupo de Pesquisa sobre Teorias Críticas Latino-americanas (USF) e pesquisadora do Grupo Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar). 

Rafael Augusto Valentim da Cruz Magdalena, Universidade São Francisco

Doutorando em Educação Docente da Universidade São Francisco, São Paulo, Brasil. 

Referências

BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.44, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FhjhGmrntstyy G3yGmKdCCP/?format=pdf&lang=pt Acesso em 27 de mar. 2023.

CASTRO, Amanda Motta; VÉLEZ, Carlos Mojica. Educación popular para el acceso a la universidad: estudio de caso del preuniversitario popular Paulo Freire. In. 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2021, Belém do Pará. Anais [...]. Belém do Pará, Universidade Federal do Pará, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_17_18. Acesso em 07 mai. 2023.

CASTRO, Cloves Alexandre. Educação popular, movimentos sociais e cursinhos populares: uma análise pelo espaço. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v.2, n.2, p.24-33, 2012. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1441 Acesso em 07 mai. 2023.

CRUZ, Pedro José S. C.; VASCONCELOS, Marcos O. D; SARMENTO, Fernanda Isabela G.; MARCOS, Murilo Leandro; VASCONCELOS, Eymard M. (orgs). Educação Popular na Universidade: reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). São Paulo: Hucitec, 2013.

ECKHARDT, Fabiana. Formação de professores das classes populares: encontros e diálogos entre iguais e diferentes. In. 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2021, Belém do Pará. Anais [...]. Belém do Pará, Universidade Federal do Pará, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_36_16. Acesso em 09 mai. 2023.

ECKHARDT, Fabiana. Professores/as formando-se na comunicação de experiências: o despertar de relações de subalternidade e sonhos de libertação. In. 39ª. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2019, Disponível em:http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_1 Acesso em 09 mai. 2023.

ECKHARDT, Fabiana. As classes populares no curso de pedagogia: descobrindo-se periferia. Revista de Ciências da Educação, Americana, n. 41, p. 149-162, out. 2018.

ESTEBAN, Maria Teresa; SAMPAIO, Marisa. Educação popular e formação docente: experiências de re-existência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 608-629, abr./jun. 2020. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S1981416X2020000200608&lng=pt&nrm=iso Acesso em 09 mai. 2023.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 7. ed. São Paulo : Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 7. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Apresentação do tema. In: UNIVERSIDADE e compromisso popular. Campinas: Puccamp, 1987, p.9-12.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A educação de trabalhadores no Brasil contemporâneo: um direito que não se completa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 6, n. 2, dez, 2014, p. 65-76. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13088 Acesso em 07 mai. 2023.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Sinopse estatística do ensino superior: graduação 1997, Brasília, DF : Inep/MEC, 1999. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=28180 Acesso em 07 mai. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Censo da Educação Superior: 2021- Notas estatísticas. Brasília, DF : Inep/MEC, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_ indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2021.pdf Acesso em 07 mai. 2023.

LEHER, Roberto. Universidade pública federal brasileira: Future-se e “guerra cultural” como expressões da autocracia brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 42, e241425, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/ TSQSX7dwJVVGyYW8bVFmWYm/?format=pdf&lang=pt Acesso em 16 de abr. 2023.

LEHER, Roberto. Guerra cultural e universidade pública: o Future-se é parte da estratégia de silenciamento. In. GIOLO, Jaime; LEHER, Roberto; SGUISSARDI, Valdemar. Future-se: ataque à autonomia das instituições federais de educação superior e sua sujeição ao mercado. São Carlos, SP : Diagrama Editorial, 2020. p.107-149.

LISBOA, Adrielle Karolyne de Sousa. O Papel Político dos Pré-vestibulares populares e o acesso de mulheres negras e das classes populares à Universidade Pública. In. 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2021, Belém do Pará. Anais [...]. Belém do Pará, Universidade Federal do Pará, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/ files/arquivos_5_23. Acesso em 07 mai. 2023.

LOPES, Alice. Casimiro. Articulações de demandas educativas (im)possibilitadas pelo antagonismo ao “marxismo cultural.”. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 27, n. 109, p.1-21, set. 2019. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4881/2303 Acesso em 1 de abr. 2023.

MELO NETO, José Ferreira. Extensão popular. 2. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2014.

OLIVEIRA, Hebe Maria Gonçalves de. Influência e atualidade de Paulo Freire nos estudos de comunicação e no jornalismo: o retorno ao pensamento freiriano diante dos desafios contemporâneos. Extraprensa, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 66 – 80, jul./dez. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/191311/181464 Acesso em 1 de abr. 2023.

PALUDO, Conceição; TAVARES, Maria Tereza Goudard. Educação popular e pesquisa como território de luta e ação política. In. 39ª. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2019, s/p.

PEREIRA, Thiago Ingrassia; RAIZER, Leandro; MEIRELLES, Mauro. A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p.86-96, jan./jun. 2012. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2029 Acesso em 07 mai. 2023.

SERRANO-AMAYA, José Fernando. “Ideología de género”, populismo autoritario y políticas sexuales. Nómadas, Bogotá, v.50, p.155-173, abr. 2019. Disponível em: https://nomadas.ucentral.edu.co/nomadas/pdf/nomadas_50/50_10S_ideologia_de_genero.pdf Acesso em 1 abr. 2023.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; ARAUJO-OLIVERA, Sonia Stella. Cidadania, ética e diversidade: desafios para a formação em pesquisa. In. VI ENCUENTRO CORREDOR DE LAS IDEAS DEL CONO SUR, 2004, Montevideo. Anais [...]. Montevideo, 2004. Disponível em: http://corredordelasideas.org/encuentros-anteriores/ Acesso em 07 mai. 2023.

SILVA, Rafael Bianchi; GONÇALVES, José Alexandre; SANTOS, Adriana Regina S.; BELEZA, Nathalia M. Indignação e esperança frente ao movimento neoconservador: análise a partir de Paulo Freire. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 39, n. 01, p.1-19, 2023. DOI: 10.21573/vol39n12023.113912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113912 Acesso em: 1 abr. 2023.

SOUSA, Ana Paula Ribeiro; COIMBRA, Leonardo José Pinho. Future-se: um golpe contra a democratização do ensino superior. Jornal de Políticas Educacionais, [S. l.], v. 14, n. 12, p.1-19, jan. 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/69548 Acesso em: 16 abr. 2023.

SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Resistir para existir: aportes freireanos para uma educação sexual transgressora e emancipadora. Práxis Educativa, [S.l.], v. 16, e2116462, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16462 . Acesso em: 16 abr. 2023.

SOUZA, Tiago Zanquêta de. O fazer extensão popular em educação ambiental e seus processos educativos. In. 39ª. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2019. Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/4406-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf Acesso em 09 mai. 2023.

SOUZA, Tiago Zanquêta de; OLIVEIRA, Maria Waldenez de. EXTENSÃO POPULAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: convivência em comunidade de trabalho. Revista Teias, Rio de Janeiro , v. 23, n. 68, p. 220-236, jan. 2022. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198203052022000100220&lng=pt&nrm=iso Acesso em 06 maio 2023.

SOUZA, Tiago Zanquêta de; NOVAIS, Gercina Santana. A resistência propositiva popular nos contextos escolares e não escolares. In. 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2021, Belém do Pará. Anais [...]. Belém do Pará, Universidade Federal do Pará, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_26_12. Acesso em 09 mai. 2023.

TAVARES, Maria Tereza Goudard; LISBOA, Adrielle Karolyne de Sousa. A experiência do pré-vestibular popular Pedro Pomar: uma luta por educação popular e formação política em periferias urbanas. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v.10, n.1, p. 191-205, 2020. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/4116 Acesso em 07 mai. 2023.

VASCONCELOS, Valéria Oliveira de; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Paulo Freire no ensino superior: de mãos dadas mesmo em tempos de (pós)pandemia. In. FOUTORA, Helena Amaral da; TAVARES, Maria Tereza Goudard; LEITE, Vania Finholdt Angelo (orgs). Diálogos com Paulo Freire – 100 anos: reflexões freireanas em tempos de (pós)pandemia. Rio de Janeiro : NAU Editora, 2021, p. 325-339.

VASCONCELOS, Valéria Oliveira de; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Unidade na diversidade: entre utopias e concretudes em pesquisas desde a Educação Popular. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v. 10, n. 1, p. 25-50, 2020. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/4168 Acesso em 09 mai. 2023.

Downloads

Publicado

18-10-2023

Como Citar

SOUSA, F. R. de; MAGDALENA, R. A. V. da C. Legado freireano e educação popular: afirmando o compromisso popular no processo de democratização da educação superior . Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 369–389, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69478. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69478. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)