Compreensão acerca da educação popular

perspectivas e práticas de professores em uma unidade socioeducativa da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69145

Palavras-chave:

Adolescentes, Drogas, Educação popular, Socioeducação

Resumo

Neste trabalho, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado mais ampla. A investigação se situou no âmbito temático das drogas sob a perspectiva da educação popular, tendo como campo empírico o Lar do Garoto, uma unidade socioeducativa localizada no município de Lagoa Seca, Paraíba. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa operacionalizada a partir da realização de observações assistemáticas no Lar do Garoto e por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes da Escola dessa instituição. O material empírico oriundo das entrevistas foi escrutinado conforme os procedimentos da Análise Temática de Braun e Clarke (2006). Entre outros achados, identificamos que os professores não possuem conhecimento sistematizado a respeito da educação popular, porém, desenvolvem ações que se aproximam de seus postulados. Conclusivamente, destacamos a necessidade do oferecimento de formação continuada aos professores da instituição pesquisada, para que as abordagens da educação popular sejam efetivamente desenvolvidas no referido contexto.

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Biografia do Autor

  • Thaís Farias de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC/CNPq).

  • Ivonaldo Neres Leite, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal; estágio pós-doutoral na Universidad de la República, Uruguai; professor da Universidade Federal da Paraíba, campus IV, Brasil.

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

ALMEIDA, Thaís Farias de; LEITE, Ivonaldo Neres. Compreensão acerca da educação popular: perspectivas e práticas de professores em uma unidade socioeducativa da Paraíba. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 95–112, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69145. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69145. Acesso em: 1 maio. 2025.