Formação docente para educação de jovens e adultos e educação popular na UFPB

contribuições do projeto PET/Conexões

Autores

  • Erica Lira Albuquerque de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Ivonaldo Neres Leite Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-7451-968X
  • Tays de Sousa Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54972

Palavras-chave:

Projeto PET, Formação docente, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas contribuições que o Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular: Diálogos Universidade-Comunidade tem proporcionado à formação docente dos estudantes de licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba (Campus I) desde 2010. Do ponto de vista metodológico, afiliando-se à pesquisa qualitativa, o trabalho é operacionalizado mediante dois procedimentos: incursão bibliográfica e narrativas da experiência vivida no projeto. O trabalho tem em vista algumas referências, como Freire (1996), Calaça (2016), Gadotti (2014), Di Pierro e Haddad (2000), Bonfim e Ventura (2015). Conclusivamente, é assinalado, por exemplo, que o Projeto aporta contribuições, tanto do ponto de vista macro como micro, no sentido de formar educadores críticos e sensíveis à realidade escolar das classes populares, principalmente no que se refere à educação de jovens e adultos.

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Biografia do Autor

Erica Lira Albuquerque de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Ivonaldo Neres Leite, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal; estágio pós-doutoral na Universidad de la República, Uruguai; professor associado do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Tays de Sousa Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. 

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

LIMA, E. L. A. de .; LEITE, I. N.; SANTOS, T. de S. Formação docente para educação de jovens e adultos e educação popular na UFPB: contribuições do projeto PET/Conexões. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 77–95, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54972. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54972. Acesso em: 18 jul. 2024.