Bullying no contexto educacional da Paraíba

a violência escolar sob o enfoque da educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68798

Palavras-chave:

Violência, Escola, Bullying, Educação Popular

Resumo

Este artigo objetiva analisar a ocorrência de violência entre pares (bullying), envolvendo estudantes, sob a perspectiva da educação popular. O contexto do estudo é o município de Marcação, no estado da Paraíba. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, tendo sido feita uma revisão da literatura e um estudo com representantes de duas escolas do referido município. O material empírico foi obtido mediante a realização de entrevistas semiestruturadas, e o escrutínio ocorreu por meio da técnica de análise temática. Entre os resultados alcançados, foi possível perceber a inépcia das autoridades escolares no que se refere à intimidação entre pares, apesar de ser um fenômeno que ocorre frequentemente nas instituições de ensino e de existirem diversos materiais disponibilizados acerca da temática. Verificou-se, também, uma banalização do bullying e a naturalização dos comportamentos violentos entre os alunos. Conclusivamente, é assinalado, por exemplo, que a dialogicidade da educação popular pode ser um importante dispositivo para abordar o bullying no cotidiano escolar e superar a cultura da violência.

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Biografia do Autor

Suênia Tavares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Brasil; bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas.

Ivonaldo Neres Leite, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal; estágio pós-doutoral na Universidad de la República, Uruguai; professor da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Brasil.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

SILVA, S. T. da; LEITE, I. N. Bullying no contexto educacional da Paraíba: a violência escolar sob o enfoque da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 106–127, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68798. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68798. Acesso em: 22 jul. 2024.