Bullying no contexto educacional da Paraíba
a violência escolar sob o enfoque da educação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-68798Palavras-chave:
Violência, Escola, Bullying, Educação PopularResumo
Este artigo objetiva analisar a ocorrência de violência entre pares (bullying), envolvendo estudantes, sob a perspectiva da educação popular. O contexto do estudo é o município de Marcação, no estado da Paraíba. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, tendo sido feita uma revisão da literatura e um estudo com representantes de duas escolas do referido município. O material empírico foi obtido mediante a realização de entrevistas semiestruturadas, e o escrutínio ocorreu por meio da técnica de análise temática. Entre os resultados alcançados, foi possível perceber a inépcia das autoridades escolares no que se refere à intimidação entre pares, apesar de ser um fenômeno que ocorre frequentemente nas instituições de ensino e de existirem diversos materiais disponibilizados acerca da temática. Verificou-se, também, uma banalização do bullying e a naturalização dos comportamentos violentos entre os alunos. Conclusivamente, é assinalado, por exemplo, que a dialogicidade da educação popular pode ser um importante dispositivo para abordar o bullying no cotidiano escolar e superar a cultura da violência.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, M. Escola e violência. Brasília: UNESCO, 2002.
ANDRADE, F. C. B. Educação popular na escola cidadã: em face da violência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, João Pessoa. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2004. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/educacao-popular-na-escola-cidada-em-face-da-violencia. Acesso em: 6 ago. 2022.
BALOGH, I. R. S. Situações de bullying e cyberbullying protagonizando tragédias suicidas dentro e fora da escola. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 22, n. 234, p. 133-144, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61218. Acesso em: 11 mar. 2023.
BANDEIRA, C. M.; HUTZ, C. S. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 35-44, 2012. DOI 10.1590/S1413-85572012000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NbpMpgSfMS3xnpddKdzCphp/. Acesso em: 16 fev. 2023.
BECKER, H. S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BOYADJIAN, E. S.; SALOMÓN, R. E. El etiquetamiento como forma de violencia simbólica. Heterocronías, Córdoba, v. 2, n. 2, p. 23-32, 2020. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/heterocronias/article/view/31615. Acesso em: 6 dez. 2022.
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BRANDÃO, C. R.; ASSUMPÇÃO, R. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. B. Educação popular, escola e interculturalidade: aproximações e desafios. Rizoma Freireano, Xàtiva, n. 25, 2018. Disponível em: http://www.rizoma-freireano.org/articles-2525/educacao-popular-escola-25. Acesso em: 10 dez. 2022.
CARVALHO, M. A.; BARROCO, S. M. S. A violência na educação: considerações de professores violentados. Psicologia Escolar e Educacional, Florianópolis, v. 25, 2021. DOI: 10.1590/2175-35392021223573. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/R7GPTsNSPb48HTH4PYnZXnR/. Acesso em: 6 dez. 2022.
CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 432-443, 2002. DOI: 10.1590/S1517-45222002000200016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/fDDGcftS4kF3Y6jfxZt5M5K/?lang=pt#. Acesso em: 5 ago. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M.; TORRES, C. A. Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
GOMES, L. F.; SANZOVO, N. M. Bullying e a prevenção da violência nas escolas: quebrando mitos, construindo verdades. São Paulo: Saraiva, 2013.
GUIMARÃES, J. Dinâmicas interacionais do bullying entre meninas: explorando as tramas do aprendizado de gênero. Ex aequo, Lisboa, n. 38, p. 167-182, 2018. DOI: 10.22355/exaequo.2018.38.11. Disponível em: https://exaequo.apem-estudos.org/artigo/dinamicas-interacionais-do-bullying-entre-meninas. Acesso em: 16 fev. 2023.
KAPPEL, V. B. et al. Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 51, p. 723-735, 2014. DOI: 10.1590/1807-57622013.0882. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YwQZFRzqWqwGpQ6w47RcvLS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 6 dez. 2022.
LIMA, E. L. A.; SANTOS, T. S.; LEITE, I. N. Formação docente para educação de jovens e adultos e educação popular na UFPB: contribuições do projeto PET/Conexões. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 77-95, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54972. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54972. Acesso em: 22 fev. 2023.
LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 81, n. 5, 2006. DOI: 10.1590/S0021-75572005000700006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/gvDCjhggsGZCjttLZBZYtVq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 fev. 2023.
MATTOS, C. L. G.; COELHO, M. I. M. Violência na escola: reconstruindo e revisitando trajetórias e imagens de pesquisas produzidas no núcleo de etnografia em educação entre 1992 e 2007. In: MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. (org.). Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 195-219. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/8fcfr/pdf/mattos-9788578791902.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.
MEJÍA, M. R. Aprofundar na educação popular para construir uma globalização desde o sul. In: PONTUAL, P.; IRELAND, T. (org.). Educação popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2006. p. 205-212. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=654-vol4americalatina-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 mar. 2023.
MEJÍA, M. R. La educación popular en el siglo XXI. Una resistencia intercultural desde el sur desde abajo. Práxis e Saber, Boyacá, v. 6, n. 12, p. 97-128, 2015. DOI: 10.19053/22160159.3765. Disponível em: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/praxis_saber/article/view/3765. Acesso em: 15 mar. 2023.
MELO NETO, J. F. Educação popular: uma ontologia. In: SCOCUGLIA, A. C. C.; MELO NETO, J. F. (org.). Educação popular: outros caminhos. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 1999. p. 31-74.
OLIVEIRA, C. B. E.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 1, p. 99-108, 2010. DOI: 10.1590/S0103-166X2010000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/CM3Hj6VLtm7ZMxD33pRyhkn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 mar. 2023.
PELIZZOLI, M. L. Introdução à comunicação não violenta (CNV): reflexões sobre fundamentos e métodos. In: PELIZZOLI, M. L. (org.). Diálogo, mediação e cultura de paz. Recife: Editora da UFPE, 2012.
PRATI, L. E.; COUTO, M. C. P.; KOLLER, S. H. Famílias em vulnerabilidade social: rastreamento de termos utilizados por terapeutas de família. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 3, p. 403-408, 2009. DOI: 10.1590/S0102-37722009000300014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/NmBtBm4XHGvgx8qVxVz5KZQ/?lang=pt. Acesso em: 3 fev. 2023.
RIBOLLA, M. B.; FIAMENGHI JÚNIOR, G. A. Adolescentes na escola: representações sociais sobre violência. Psicologia Escolar e Educacional, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 111-121, 2010. DOI: 10.1590/S1413-85572007000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/JdtShjnwfbmCYKpmmdLyFjJ/?lang=pt. Acesso em: 14 dez. 2022.
RISTUM, M. Bullying escolar. In: ASSIS, S. G.; CONSTANTINO, P.; AVANCI, J. Q. (org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Ministério da Educação: Editora FIOCRUZ, 2010. p. 95-119.
RIZZINI, I.; LIMONGI, N. S. Percepções sobre violência no cotidiano dos jovens. Katálysis, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 33-42, 2016. DOI: 10.1590/1414-49802016.00100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/5RR9C3rLNKKWKQTHYTz3LdS/?lang=pt. Acesso em: 23 dez. 2022.
RODRIGUES, L. D. Como se conceitua educação popular. In: SCOCUGLIA, A. C. C.; MELO NETO, J. F. (org.). Educação popular: outros caminhos. João Pessoa: EDUFPB, 1999. p. 11-30.
SANTOS, M. A. S. C. A comunicação não violenta como instrumento para uma cultura de paz: uma proposta para as escolas da rede estadual de Sergipe. Ideias e Inovação, Aracaju, v. 4, n. 2, p. 89-102, 2018. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/5611. Acesso em: 16 mar. 2023.
SALES, I. C. Educação popular: uma perspectiva, um modo de atuar (alimentando um debate). In: SCOCUGLIA, A. C. C.; MELO NETO, J. F. (org.). Educação popular: outros caminhos. João Pessoa: EDUFPB, 1999. p. 111-122.
SALLES, L. M. F. et al. Um estudo sobre jovens e violência no espaço escolar. Psicologia & Sociedade, Recife, v. 26, n. 1, p. 148-157, 2014. DOI: 10.1590/S0102-71822014000100016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/dDZWLtsDWckfn8xfG95VQBS/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2023.
SEBASTIÃO, J. Violência na escola: uma questão sociológica. Interacções, Santarém, v. 5, n. 13, p. 35-62, 2009. DOI: 10.25755/int.396. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/396. Acesso em: 8 fev. 2023.
SILVA, P. F. et al. Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying. Psicologia USP, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 44-56, 2017. DOI: 10.1590/0103-656420150129. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/gFCvzjXqYPHmzP6pFTkVF5f/?lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2023.
SILVA, I. G.; CRUZ, P. J. S. C.; FALCÃO, E. F. Educação popular e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas: tecendo algumas aproximações. Temas em Educação, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 247-261, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.44577. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/44577. Acesso em: 16 fev. 2023.
SOUZA, L. K. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a análise temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 2, p. 51-67, 2019. DOI: 10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.51-67. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2023.
SOUZA, J. F. Paradigmas teóricos dos movimentos sociais e perspectivas da educação popular. In: SCOCUGLIA, A. C.; JEZINE, E. (org.). Educação popular e movimentos sociais. João Pessoa: EDUFPB, 2006. p. 59-76.
ZAINE, I.; REIS, M. J. D.; PADOVANI, R. C. Comportamentos de bullying e conflito com a lei. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 3, p. 375-382, 2010. DOI: 10.1590/S0103-166X2010000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/cYKgYcx3VWCHHhVhmkQ3mkF/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2023.
ZEQUINÃO, M. et al. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 181-198, 2016. DOI: 10.1590/S1517-9702201603138354. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/tfsmpDFp9d73b75mLTPvVDR/?lang=pt. Acesso em: 21 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Suênia Tavares da Silva, Ivonaldo Neres Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.