Roda de conversa

Diálogos em torno do Movimento Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Jêniffer Fernanda Reis Galdiano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Rodrigo Palucci Pantoni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67128

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Participação social, Movimento Estudantil

Resumo

A roda de conversa foi concebida como produto educacional durante uma pesquisa sobre o Movimento Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e escolhida como proposta de produto educacional, porque valoriza as experiências e constrói conhecimentos a partir da observação crítica da realidade em que os sujeitos participantes estão inseridos por meio do diálogo, contribuindo para uma educação crítica e emancipadora. A coleta de dados se deu por meio de observação, entrevistas, escritos produzidos pelos gremistas e questionário. A análise dos dados foi feita numa perspectiva temática. O produto educacional é um roteiro para a roda de conversa denominada “Expressões do Movimento Estudantil Secundarista”. A proposta visou promover a construção e a reconstrução de significados entre os participantes em torno do Movimento Estudantil. Como resultado, constatou-se que os jovens o valorizam como um espaço educativo e de diálogo, capaz de contribuir para a escola e para a formação crítica.

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Biografia do Autor

Jêniffer Fernanda Reis Galdiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Sertãozinho, Brasil; técnica administrativa da mesma instituição.

Rodrigo Palucci Pantoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Sertãozinho, Brasil.

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Publicado

28-04-2023 — Atualizado em 05-05-2023

Como Citar

GALDIANO, J. F. R.; PANTONI, R. P. Roda de conversa: Diálogos em torno do Movimento Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 251–267, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67128. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67128. Acesso em: 22 dez. 2024.