Diagnóstico da gestão cultural em Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras

Autores

  • Paulo Nunes Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-57104

Palavras-chave:

Cultura, Atividades culturais, Universidade, Gestão cultural, Extensão universitária

Resumo

Como estão estabelecidas as ações culturais dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil, e quais as principais características dos seus modelos de gestão cultural? Buscando responder a estas questões, o artigo em tela condensa os principais resultados de um estudo conduzido em 2017, com a participação de 33,4% do número total IES públicas do país. A partir do emprego de uma ficha de coleta de dados com questões, abertas e fechadas, os resultados das 99 respostas recebidas estão organizados em três diferentes seções, que buscam discutir: (i) os lugares e desafios da cultura na universidade: (ii) a caracterização geral das atividades culturais desenvolvidas nas instituições participantes da investigação e (iii) os diferentes modelos de gestão cultural nas IES públicas nacionais. De modo geral, é possível afirmar que o modelo de gestão cultural no Brasil é bastante heterogêneo e carece de políticas públicas, ferramentas técnicas e medidas administrativas mais coerentes, estáveis e que facilitem seu campo de atuação.

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Biografia do Autor

Paulo Nunes, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Sociologia, Cidades e Culturas Urbanas pela Universidade de Coimbra, Portugal; professor assistente no Instituto de Ciências da Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

NUNES, P. Diagnóstico da gestão cultural em Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 157–175, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-57104. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/57104. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais