Educação popular e arte

novas tessituras em um assentamento rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54882

Palavras-chave:

Educação popular, Arte, Oficinas psicopedagógicas

Resumo

Neste texto, relata-se uma experiência de extensão universitária na área da Psicologia Social Comunitária, realizada, no meio rural, com crianças e adolescentes de um assentamento constituído pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) (Campina Grande/PB). Aliou-se à proposta da Educação Popular a utilização de linguagens artísticas. As oficinas psicopedagógicas realizadas com as crianças e os adolescentes assentados tiveram como objetivo estimular o gosto pela leitura, a reflexão crítica e o protagonismo social. Recorreu-se às diversas linguagens artísticas, entre elas, o método do Teatro do Oprimido proposto por Augusto Boal. Neste trabalho, são relatadas as oficinas realizadas com esse grupo que culminaram com a apresentação de uma encenação teatral para a comunidade. As linguagens artísticas foram um recurso potente para colocar em prática a proposta de acordo com as premissas da Educação Popular.

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Biografia do Autor

Thelma Maria Grisi Velôso, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; estágio sanduíche na Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália; psicóloga; professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil. 

Karolina Mirella Oliveira Pereira Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil;  psicóloga.

Leonardo Farias de Arruda, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Psicologia na Universidade Estadual da Paraíba, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Saúde (GEPES-UEPB). 

Ludwig Félix Machado Leal, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

VELÔSO, T. M. G.; COSTA, K. M. O. P.; ARRUDA, L. F. de; LEAL, L. F. M. Educação popular e arte: novas tessituras em um assentamento rural. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 357–372, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54882. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54882. Acesso em: 22 nov. 2024.