A invenção da educação subversiva

comunismo de jornal, o governo dos USA e a ditadura civil-militar brasileira

Autores

  • David Glasiel de Azevedo Marinho Universidade Federal de Pernambuco
  • André Gustavo Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-51580

Palavras-chave:

História da Educação, Ditadura, Aparelhos Ideológicos

Resumo

Este artigo consiste em compreender, a partir de fontes sigilosas que foram recentemente desveladas, os meios pelos quais, nos primeiros anos do golpe,  a ditadura civil-militar, sob forte ingerência dos EUA, tornou os aparelhos repressivos e ideológicos do Estado seus elementos constitutivos e atuou premeditada e decisivamente no realinhamento ideológico da educação – como epicentro de um modus operandi indissolúvel ao projeto das classes dominantes endógenas e exógenas. Ações coordenadas de criminalização que submeteram um dos principais pilares de desenvolvimento do país à métrica de um mercado educacional – privado – em expansão e promoveram o aprofundamento dessa ideologia no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, buscamos interpelar criticamente as estruturas de representação, por meio das ações do Estado e seus coadjuvantes, tendo como lócus o sistema informativo – e seus enunciados, com envergadura internacional e nacional –, o jurídico, observando algumas mudanças normativas, e o educacional, na condição de espaço vital de manutenção da ideologia das classes dominantes. Amálgama analisada por meio de fontes ulteriores – memorandos e telegramas secretos – e das condições objetivas de subordinação do Brasil aos EUA. Análise que, portanto, tenciona entender os influxos capazes de interferir na estrutura da educação brasileira ainda hoje.

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Biografia do Autor

David Glasiel de Azevedo Marinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Teoria e História da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

André Gustavo Ferreira da Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação da mesma instituição.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

MARINHO, D. G. de A.; SILVA , A. G. F. da . A invenção da educação subversiva: comunismo de jornal, o governo dos USA e a ditadura civil-militar brasileira. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 83–98, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-51580. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/51580. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais