Os intelectuais do capital e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art03Palavras-chave:
Intelectuais, Empresariamento, Educação SuperiorResumo
O presente estudo busca compreender os interesses do movimento dos intelectuais do capital para a educação superior brasileira. Optou-se por um estudo bibliográfico e documental, além de uso do método de análise dialético marxista por compreender a realidade como uma totalidade complexa, um todo articulado. Constatou-se que os intelectuais possuem papel determinante na tomada de ação acerca da direção da política de educação superior brasileira, operando diretamente na cultura da universidade estatal, bem como orquestrando um arcabouço político-jurídico para a realização da expansão das instituições privadas de educação superior. No limite, os intelectuais não se manifestam apenas como sujeitos individuais, todavia como sujeitos coletivos organizados, exemplo disso, os organismos internacionais do capital financeiro, com suas orientações para os países periféricos, expressam-se como intelectuais do capital em sua fase parasitária.
Downloads
Referências
AVILA, S.; LÉDA, D. B.; VALE, A. A. Configurações do setor privado-mercantil na expansão da educação superior privada: notas para a análise do trabalho docente. In: MANCEBO, D.; SILVA JÚNIOR, J. R. (Orgs.). Trabalho docente e expansão da educação superior brasileira. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 145-182.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria da Receita Federal. Demonstrativo dos gastos governamentais indiretos de natureza tributária (Gastos Tributários) – PLOA 2014. Disponível em: <https://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/receitadata/gastos-tributarios/previsoes-ploa/arquivos-e-imagens/dgt-2014>. Acesso em: 12 jan. 2016.
CHAVES, V. L. J. Política de financiamento e a expansão da educação superior no Brasil: o público e o privado em questão. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 17, p. 427-441, 2015.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996. 335 p.
DE PAULA, A. S. N. Labor acadêmico, universidade e contra ofensiva do capital. Textos e Debates, Boa Vista, v. 2, n. 30, p. 69-79, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.18227/2217-1448ted.v2i30.2886.
DURIGUETTO, M. L. A questão dos intelectuais em Gramsci. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 118, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n118/a04n118.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016.
GRAMSCI, A. Escritos políticos (1917-1933). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. 196 p.
______. Maquiavel, a política e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976. 444 p.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2014. 349 p.
NEVES, C. E. B. Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU). Educação em Revista (UFMG), Belo Horizonte, v. 35, p. 125-140, 2002.
INEP – Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2013: resumo técnico. Brasília: INEP, 2015.
PORTELLI, H. Gramsci e o bloco histórico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 142 p.
RODRIGUES, J. Os empresários e a educação superior. Campinas: Autores Associados, 2007. 112 p.
SENADO FEDERAL. Demonstrativos da execução orçamentária: 2003-2014. Portal Orçamento (Siga Brasil). Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/orcamento>. Acesso em: 12 maio 2016.
SGUISSARDI, V. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 991-1022, 2008. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000400004.
SILVA JÚNIOR, J. R.; ANELLI JÚNIOR, L. C.; MANCEBO, D. O lulismo e a mudança da natureza do trabalho docente. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 1, p. 106-118, 2014. doi: http://dx.doi.org/10.14244/198271991016.
SILVA JR, J. R.; MANCEBO, D. Considerações sobre a universidade (nos Estados Unidos e Brasil) e a financeirização da economia mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, n. 1, p. 91-100, 2016. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17028/11677>. Acesso em: 15 maio 2016.
SOUZA, A. R. de. O estado moderno e o papel dos intelectuais em Gramsci. Verinotio, Belo Horizonte, Ano V., n. 10, out. 2009. Disponível em: <http://www.verinotio.org/conteudo/0.82179644966665.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alisson Slider do Nascimento de Paula, Kátia Regina Rodrigues Lima, Frederico Jorge Ferreira Costa, Emmanoel Lima Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.