A EJA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Andressa Garcia Castilho Ivanilda Martins Castilho
  • Adriana Carolina Soares dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Cristina Omena Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art01

Palavras-chave:

eja

Resumo

RESUMO: Este artigo pretende discutir a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), relacionando-a com a nossa experiência em uma turma da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Para isso, será feita uma breve apresentação histórica dessa modalidade de ensino no Brasil e na América Latina, expondo a sua importância como política pública brasileira e elemento de transformação social. A educação de jovens e adultos é importantíssima, visto que há muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de participar da educação regular na idade apropriada. Essas pessoas veem na educação de jovens e adultos, a oportunidade de se inserirem na cultura escrita, assim como um modo de alcançar pleno desenvolvimento pessoal e profissional e, ainda, exercerem o seu papel como cidadãs. O educador da EJA precisa estar em afinidade com este ideal, sendo aliado dos seus alunos neste processo, contribuindo para torná-los cidadãos e sujeitos participativos, críticos e reflexivos.

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Biografia do Autor

Andressa Garcia Castilho, Ivanilda Martins Castilho

Estudante do curso de pedagogia e bolsista do pet conexões.

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Publicado

25-06-2013

Como Citar

CASTILHO, A. G.; SOARES DOS SANTOS, A. C.; OMENA, A. C. A EJA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20318. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais