A EJA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art01Palavras-chave:
ejaResumo
RESUMO: Este artigo pretende discutir a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), relacionando-a com a nossa experiência em uma turma da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Para isso, será feita uma breve apresentação histórica dessa modalidade de ensino no Brasil e na América Latina, expondo a sua importância como política pública brasileira e elemento de transformação social. A educação de jovens e adultos é importantíssima, visto que há muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de participar da educação regular na idade apropriada. Essas pessoas veem na educação de jovens e adultos, a oportunidade de se inserirem na cultura escrita, assim como um modo de alcançar pleno desenvolvimento pessoal e profissional e, ainda, exercerem o seu papel como cidadãs. O educador da EJA precisa estar em afinidade com este ideal, sendo aliado dos seus alunos neste processo, contribuindo para torná-los cidadãos e sujeitos participativos, críticos e reflexivos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.