O uso de websites na prática docente e seus desafios na formação da aprendizagem autônoma

Autores

  • Andressa Garcia Castilho Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0001-8777-783X
  • Juliana de Araújo e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60249

Palavras-chave:

Tecnologias de informação, Aprendizagem autônoma, Prática docente, Educação Básica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática pedagógica, bem como o incentivo ao desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa. Ao todo, participaram deste trabalho: 6 gestores escolares, 2 professoras e 18 alunos da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Para o desenvolvimento, utilizamos o Google Sites como ferramenta didática em nossas estratégias pedagógicas de ensino da leitura com uma turma do quarto ano do ensino fundamental, durante o último semestre de 2019. Essa produção teve sua realização em uma instituição que atende desde a Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental. Este relato é baseado nas concepções teóricas sobre ensino de leitura de Smith (1989) e Kleiman (1989), entre outros. Além disso, apresentamos as perspectivas sobre educação e tecnologia citadas por Moran, Masetto, Behens (2000) e Prensky (2001).

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Biografia do Autor

Andressa Garcia Castilho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Juliana de Araújo e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

 

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

CASTILHO, A. G.; SILVA, J. de A. e. O uso de websites na prática docente e seus desafios na formação da aprendizagem autônoma. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 344–358, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60249. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60249. Acesso em: 11 nov. 2024.

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