A educação-pedagogia no cárcere, no contexto da pedagogia social: definições conceituais e epistemológicas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2011-20214Palavras-chave:
Sociedade, Prisão, Sistema Carcerário Nacional, Educação-Pedagogia no Cárcere, Pedagogia SocialResumo
Este artigo trata da Educação-Pedagogia no Cárcere em seus aspectos conceituais e epistemológicos, situando-a no contexto da Pedagogia Social. Analisa as relações históricas entre sociedade, prisão, sistema carcerário brasileiro e educação. Advoga uma Educação no Cárcere na perspectiva da Pedagogia Social, a começar pela diferenciação conceitual entre Educação no Cárcere e Educação do Cárcere, bem como pela defesa do princípio educativo - ressocialização da pessoa presa a partir da dialética como possibilidade teórica dessa educação para que ela seja um espaço de emancipação desses sujeitos em situação de privação da liberdade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Antonio Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.