A educação-pedagogia no cárcere, no contexto da pedagogia social: definições conceituais e epistemológicas

Autores

  • Antonio Pereira Celina Pereira e Vivaldo Pereira

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2011-20214

Palavras-chave:

Sociedade, Prisão, Sistema Carcerário Nacional, Educação-Pedagogia no Cárcere, Pedagogia Social

Resumo

Este artigo trata da Educação-Pedagogia no Cárcere em seus aspectos conceituais e epistemológicos, situando-a no contexto da Pedagogia Social. Analisa as relações históricas entre sociedade, prisão, sistema carcerário brasileiro e educação. Advoga uma Educação no Cárcere na perspectiva da Pedagogia Social, a começar pela diferenciação conceitual entre Educação no Cárcere e Educação do Cárcere, bem como pela defesa do princípio educativo - ressocialização da pessoa presa a partir da dialética como possibilidade teórica dessa educação para que ela seja um espaço de emancipação desses sujeitos em situação de privação da liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-10-2011

Como Citar

PEREIRA, A. A educação-pedagogia no cárcere, no contexto da pedagogia social: definições conceituais e epistemológicas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 10, 2011. DOI: 10.14393/REP-2011-20214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20214. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais