Comunicação na escola por enfermeiros/enfermeiras brasileiros(as) desde o século XIX

ponto de vista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71477

Palabras clave:

Enfermagem, Comunicação em saúde, Serviços de Enfermagem Escolar, Escola

Resumen

Enfermeiros/enfermeiras atuam na escola desde o final do século 19 no Brasil, utilizando a competência de comunicação, que sofreu alterações quanto às abordagens e temáticas. O objetivo deste texto é contribuir para o incremento de debates que envolvam a temática da comunicação em saúde na escola por enfermeiros/enfermeiras no Brasil. As concepções da enfermagem acompanharam diálogos internacionais, avanços científicos, demandas sociais, econômicas e culturais. Diante das conjunturas, a atuação deles/as na escola acompanhou o período vivenciado. Na atualidade, recomenda-se que se utilize da comunicação humanizada e centrada no indivíduo, em parceria com a família e a escola, como uma tecnologia leve relacional, bem como um elo entre saúde e educação na prevenção e promoção da saúde. Ademais, aponta-se para elementos que poderão contribuir para efetivar a integralidade à saúde: diálogo, simetria de poder, respeito à cultura local, abordagem holística, perspectiva salutogênica e uso do lúdico.

 

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Biografía del autor/a

Kéllen Campos Castro Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Minas Gerais, Brasil;  membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: PRomoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (PROLISA-BR/UFTM).

Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Universidade de São Paulo

Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Faculdade de Saúde Pública desta instituição, onde também é professora associada 3 do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada; pesquisadora e coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital.

 

Bethania Ferreira Goulart, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gerenciamento na Enfermagem e na Saúde (GEPGES/UFTM).

Citas

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Publicado

2024-08-14

Cómo citar

MOREIRA, K. C. C.; CHAVES, L. D. P.; GOULART, B. F. Comunicação na escola por enfermeiros/enfermeiras brasileiros(as) desde o século XIX: ponto de vista. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 363–371, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71477. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71477. Acesso em: 22 nov. 2024.

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