A Literacia para a saúde no setting escolar

Autores

  • Kéllen Campos Castro Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rosane Aparecida de Sousa Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luís Saboga-Nunes Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-49602

Palavras-chave:

Literacia, Saúde, Escola

Resumo

O trabalho do tema saúde, na escola, exige uma abordagem centrada na atenção integral e concepção holística, pautada no diálogo e na construção coletiva para que, por meio da educação para a saúde, seja possível capacitar as crianças para acessar, compreender, avaliar, gerir e aplicar os conhecimentos, a partir de comportamentos favoráveis à saúde, pelo aumento do nível de literacia para a saúde. Ressalta-se a relevância de ampliar o debate acerca do documento que norteia a atuação docente nas escolas, Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Ciências Naturais que, apesar de apresentar uma proposta sobre a temática de saúde, define assuntos direcionados aos temas que focam em doenças e tratamentos.

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Biografia do Autor

  • Kéllen Campos Castro Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; enfermeira assistencial na Prefeitura Municipal de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

  • Rosane Aparecida de Sousa Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr/UFTM); membro do Grupo de Pesquisa Ciclos de Vida, Família e Saúde no Contexto Social (FACS/UFTM); colaboradora no Programa de Residência Integrada e multiprofissional em Saúde (RIMS/UFTM).

  • Luís Saboga-Nunes, Universidade Nova de Lisboa

    Doutor em Saúde Pública pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professor na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professor associado na Universidade de Educação de Freiburg, Alemanha.

Referências

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

MOREIRA, Kéllen Campos Castro; MARTINS, Rosane Aparecida de Sousa; SABOGA-NUNES, Luís. A Literacia para a saúde no setting escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 268–275, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-49602. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49602. Acesso em: 14 abr. 2025.

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