A Literacia para a saúde no setting escolar

Autores

  • Kéllen Campos Castro Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rosane Aparecida de Sousa Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luís Saboga-Nunes Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-49602

Palavras-chave:

Literacia, Saúde, Escola

Resumo

O trabalho do tema saúde, na escola, exige uma abordagem centrada na atenção integral e concepção holística, pautada no diálogo e na construção coletiva para que, por meio da educação para a saúde, seja possível capacitar as crianças para acessar, compreender, avaliar, gerir e aplicar os conhecimentos, a partir de comportamentos favoráveis à saúde, pelo aumento do nível de literacia para a saúde. Ressalta-se a relevância de ampliar o debate acerca do documento que norteia a atuação docente nas escolas, Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Ciências Naturais que, apesar de apresentar uma proposta sobre a temática de saúde, define assuntos direcionados aos temas que focam em doenças e tratamentos.

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Biografia do Autor

Kéllen Campos Castro Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; enfermeira assistencial na Prefeitura Municipal de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Rosane Aparecida de Sousa Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr/UFTM); membro do Grupo de Pesquisa Ciclos de Vida, Família e Saúde no Contexto Social (FACS/UFTM); colaboradora no Programa de Residência Integrada e multiprofissional em Saúde (RIMS/UFTM).

Luís Saboga-Nunes, Universidade Nova de Lisboa

Doutor em Saúde Pública pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professor na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professor associado na Universidade de Educação de Freiburg, Alemanha.

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

MOREIRA, K. C. C. .; MARTINS, R. A. de S. .; SABOGA-NUNES, L. A Literacia para a saúde no setting escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 268–275, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-49602. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49602. Acesso em: 23 dez. 2024.

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