A Literacia para a saúde no setting escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-49602Palavras-chave:
Literacia, Saúde, EscolaResumo
O trabalho do tema saúde, na escola, exige uma abordagem centrada na atenção integral e concepção holística, pautada no diálogo e na construção coletiva para que, por meio da educação para a saúde, seja possível capacitar as crianças para acessar, compreender, avaliar, gerir e aplicar os conhecimentos, a partir de comportamentos favoráveis à saúde, pelo aumento do nível de literacia para a saúde. Ressalta-se a relevância de ampliar o debate acerca do documento que norteia a atuação docente nas escolas, Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Ciências Naturais que, apesar de apresentar uma proposta sobre a temática de saúde, define assuntos direcionados aos temas que focam em doenças e tratamentos.
Downloads
Referências
ALVES, M. R. Educação popular em saúde: um referencial de autonomia e transformação. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Saúde. A promoção da saúde no contexto escolar: informes técnicos institucionais. Brasília: MS, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica 24: Programa Saúde na Escola (PSE). Brasília: MS, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica 33: Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: MS, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed. Brasília: MS, 2010.
CARVALHO, G. S.; JOURDAN, D. Literacia em saúde na escola: a importância dos contextos sociais. In: JÚNIOR, C. A. O. M., JÚNIOR, Á. L., CORAZZA, M. J. (org.). Ensino de ciências: múltiplas perspectivas, diferentes olhares. Curitiba: CRV, 2014. p. 99-122.
MADEIRA, T. F. M. Literacia para a saúde: o perfil de um conceito em construção. 2016. 64 f. Dissertação (Medicina) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2016.
MOREIRA, K. C. C. Intervenção mediacional e promoção da saúde: um estudo com crianças pré-escolares. 2016. 166 f. Dissertação (Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
RAN, M. et al. The association between quality of life (QOL) and health literacy among junior middle school students: a cross-sectional study. BMC Public Health, v. 1.183, n. 18, 2018. Doi: 10.1186/s12889-018-6082-5.
SABOGA-NUNES, L.; BITTLINGMAYER, U.; OKAN, O. Salutogenesis and health literacy: the health promotion simplex! In: OKAN, O. et al. (org.) International handbook of health literacy: research, practice and policy across the lifes-pan. Bristol: The Policy Press, University of Bristol, England, 2019.
SABOGA-NUNES, L. et al. Hermenêutica da literacia em saúde e sua avaliação em Portugal (HLS-U-PT). In: VIII CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 2014, Portugal. Disponível em: http://historico.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0526.pdf.
SABOGA-NUNES, L. et al. Literacia para a saúde: origens e implicação do conceito. In: O papel da literacia para a saúde e educação para a saúde na promoção da saúde. Curitiba: CRV, 2019.
SILVA, T. L. Contribuições da Literacia em Saúde (Health Literacy) para o aprimoramento das ações de educação em saúde na Atenção Básica. 2017. 265 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
VARGAS, J. R.; PINTO, M.; MARINHO, S. Desafios da comunicação na prática da literacia em saúde. In: VI JORNADAS DOUTORAIS, COMUNICAÇÃO & ESTUDOS CULTURAIS, 2019, Braga: CECS. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/60251. Acesso em: 12 jun. 2019.
LBERG, A.;, SABOGA-NUNES, L.;, STOCK, C. Are we there yet? Use of the Ottawa charter action areas in the perspective of European health promotion professionals. Journal of Public Health: from theory to practice. Doi: 10.1007/s10389-019-01108-xl.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Kéllen Campos Castro Moreira, Rosane Aparecida de Sousa Martins, Luís Saboga-Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.