A Literacia para a saúde no setting escolar

Autores

  • Kéllen Campos Castro Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rosane Aparecida de Sousa Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luís Saboga-Nunes Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-49602

Palavras-chave:

Literacia, Saúde, Escola

Resumo

O trabalho do tema saúde, na escola, exige uma abordagem centrada na atenção integral e concepção holística, pautada no diálogo e na construção coletiva para que, por meio da educação para a saúde, seja possível capacitar as crianças para acessar, compreender, avaliar, gerir e aplicar os conhecimentos, a partir de comportamentos favoráveis à saúde, pelo aumento do nível de literacia para a saúde. Ressalta-se a relevância de ampliar o debate acerca do documento que norteia a atuação docente nas escolas, Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Ciências Naturais que, apesar de apresentar uma proposta sobre a temática de saúde, define assuntos direcionados aos temas que focam em doenças e tratamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kéllen Campos Castro Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; enfermeira assistencial na Prefeitura Municipal de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Rosane Aparecida de Sousa Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr/UFTM); membro do Grupo de Pesquisa Ciclos de Vida, Família e Saúde no Contexto Social (FACS/UFTM); colaboradora no Programa de Residência Integrada e multiprofissional em Saúde (RIMS/UFTM).

Luís Saboga-Nunes, Universidade Nova de Lisboa

Doutor em Saúde Pública pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professor na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professor associado na Universidade de Educação de Freiburg, Alemanha.

Referências

ALVES, M. R. Educação popular em saúde: um referencial de autonomia e transformação. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. A promoção da saúde no contexto escolar: informes técnicos institucionais. Brasília: MS, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica 24: Programa Saúde na Escola (PSE). Brasília: MS, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica 33: Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: MS, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed. Brasília: MS, 2010.

CARVALHO, G. S.; JOURDAN, D. Literacia em saúde na escola: a importância dos contextos sociais. In: JÚNIOR, C. A. O. M., JÚNIOR, Á. L., CORAZZA, M. J. (org.). Ensino de ciências: múltiplas perspectivas, diferentes olhares. Curitiba: CRV, 2014. p. 99-122.

MADEIRA, T. F. M. Literacia para a saúde: o perfil de um conceito em construção. 2016. 64 f. Dissertação (Medicina) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2016.

MOREIRA, K. C. C. Intervenção mediacional e promoção da saúde: um estudo com crianças pré-escolares. 2016. 166 f. Dissertação (Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

RAN, M. et al. The association between quality of life (QOL) and health literacy among junior middle school students: a cross-sectional study. BMC Public Health, v. 1.183, n. 18, 2018. Doi: 10.1186/s12889-018-6082-5.

SABOGA-NUNES, L.; BITTLINGMAYER, U.; OKAN, O. Salutogenesis and health literacy: the health promotion simplex! In: OKAN, O. et al. (org.) International handbook of health literacy: research, practice and policy across the lifes-pan. Bristol: The Policy Press, University of Bristol, England, 2019.

SABOGA-NUNES, L. et al. Hermenêutica da literacia em saúde e sua avaliação em Portugal (HLS-U-PT). In: VIII CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 2014, Portugal. Disponível em: http://historico.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0526.pdf.

SABOGA-NUNES, L. et al. Literacia para a saúde: origens e implicação do conceito. In: O papel da literacia para a saúde e educação para a saúde na promoção da saúde. Curitiba: CRV, 2019.

SILVA, T. L. Contribuições da Literacia em Saúde (Health Literacy) para o aprimoramento das ações de educação em saúde na Atenção Básica. 2017. 265 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.

VARGAS, J. R.; PINTO, M.; MARINHO, S. Desafios da comunicação na prática da literacia em saúde. In: VI JORNADAS DOUTORAIS, COMUNICAÇÃO & ESTUDOS CULTURAIS, 2019, Braga: CECS. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/60251. Acesso em: 12 jun. 2019.

LBERG, A.;, SABOGA-NUNES, L.;, STOCK, C. Are we there yet? Use of the Ottawa charter action areas in the perspective of European health promotion professionals. Journal of Public Health: from theory to practice. Doi: 10.1007/s10389-019-01108-xl.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Como Citar

MOREIRA, K. C. C. .; MARTINS, R. A. de S. .; SABOGA-NUNES, L. A Literacia para a saúde no setting escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 268–275, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-49602. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49602. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)