Comunicação em saúde para enfermeiros/enfermeiras da Atenção Primária à luz do agir comunicativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72986

Palavras-chave:

Comunicação em saúde, Enfermeiros em saúde comunitária, Estratégia Saúde da Família, Teoria Crítica

Resumo

O artigo visa a explorar significados de comunicação em saúde para enfermeiros/as da Atenção Primária à Saúde, em um município do Triângulo Mineiro. Este é um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, utilizou-se entrevistas com 29 enfermeiros/as da Estratégia Saúde da Família, gravadas em áudio, transcritas integralmente, analisadas seguindo referencial da Análise de Conteúdo. Identificaram-se duas categorias: a comunicação em saúde como tecnologia leve na atuação com usuários e a comunicação em saúde como elemento para o trabalho multiprofissional e intersetorial. Na primeira, tem-se a referida comunicação como repasse de informação, voltada ao entendimento do usuário sobre procedimentos e tratamento, e assistência à saúde. Na perspectiva do entendimento, aproxima-se do agir comunicativo por meio da linguagem, ainda que a lógica preventiva/curativa seja hegemônica no cotidiano e outros elementos sejam necessários. Na segunda, tem-se uma dimensão da comunicação no trabalho multiprofissional e revelou-se convergente com o agir comunicativo, concretizando-se pela parceria/busca pelo entendimento/integração e solidariedade. O agir comunicativo possibilita aproximação e avanços à prática comunicativa em saúde, visto que pretende impulsionar novos modos de pensar, agir e se comunicar livremente, por meio de interações mais dialógicas, participativas e igualitárias. Destaca-se a necessidade de progresso rumo à salutogênese e à promoção da saúde.

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Biografia do Autor

  • Kellen Campos Castro Moreira, Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba

    Doutora em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil; enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gerenciamento na Enfermagem e na Saúde (GEPGES). 

  • Pedro César Condeles, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestre em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gerenciamento na Enfermagem e na Saúde (GEPGES). 

  • Fabiana Fernandes Silva de Paula, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutora em Atenção à Saúde na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil; enfermeira chefe de equipe Estratégia Saúde da Família na Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

  • Rosane Aparecida de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professora titular no Departamento de Serviço Social da Universidade do Triângulo Mineiro, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr).

  • Bethania Ferreira Goulart, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutora em Ciências - Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta do Departamento Didático-Científico de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gerenciamento na Enfermagem e na Saúde (GEPGES). 

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

MOREIRA, Kellen Campos Castro; CONDELES, Pedro César; PAULA, Fabiana Fernandes Silva de; SOUSA, Rosane Aparecida de; GOULART, Bethania Ferreira. Comunicação em saúde para enfermeiros/enfermeiras da Atenção Primária à luz do agir comunicativo . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 91–108, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-72986. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72986. Acesso em: 18 abr. 2025.

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