Comunicação na escola por enfermeiros/enfermeiras brasileiros(as) desde o século XIX
ponto de vista
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-71477Palavras-chave:
Enfermagem, Comunicação em saúde, Serviços de Enfermagem Escolar, EscolaResumo
Enfermeiros/enfermeiras atuam na escola desde o final do século 19 no Brasil, utilizando a competência de comunicação, que sofreu alterações quanto às abordagens e temáticas. O objetivo deste texto é contribuir para o incremento de debates que envolvam a temática da comunicação em saúde na escola por enfermeiros/enfermeiras no Brasil. As concepções da enfermagem acompanharam diálogos internacionais, avanços científicos, demandas sociais, econômicas e culturais. Diante das conjunturas, a atuação deles/as na escola acompanhou o período vivenciado. Na atualidade, recomenda-se que se utilize da comunicação humanizada e centrada no indivíduo, em parceria com a família e a escola, como uma tecnologia leve relacional, bem como um elo entre saúde e educação na prevenção e promoção da saúde. Ademais, aponta-se para elementos que poderão contribuir para efetivar a integralidade à saúde: diálogo, simetria de poder, respeito à cultura local, abordagem holística, perspectiva salutogênica e uso do lúdico.
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