Experiência no âmbito da educação popular

o projeto da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Escolas de Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69374

Palabras clave:

Formação em rede, RECEPE, Educação Popular

Resumen

Este texto apresenta o relato de experiência que descreve o processo inicial de uma pesquisa em rede. Ela é realizada a partir de uma construção coletiva do projeto da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão (RECEPE) em escolas de Educação Básica, fundada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação: formação docente para a educação básica – Mestrado Profissional da Universidade de Uberaba; e desenvolvida em conformidade com as reflexões do grupo de pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP). Diante disso, descreve-se como têm se caracterizado os encontros técnico-pedagógicos de ancoragem da rede, as construções e os aprendizados que ocorrem à medida em que a rede se fundamenta e se amplia nesse contexto. O trabalho cita algumas atividades iniciais que interligam escolas de educação básica e a universidade, além da realização de rodas de conversa voltadas à pesquisa e extensão, com vistas à melhoria da qualidade social da educação a partir de pressupostos teórico-metodológicos pautados em princípios da educação popular. Ao final, como resultado, demonstra-se como os estudos acerca da educação popular e o envolvimento na constituição da RECEPE contribuíram para a ressignificação do olhar desta pesquisadora iniciante sobre o desenvolvimento de seu objeto de investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adelino José de Carvalho Dias, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor da Universidade de Uberaba; membro da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE/UNIUBE) e do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/UNIUBE).

Lásara Marcelle Dutra Machado, Universidade de Uberaba

Mestranda em Educação na Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, e da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, Brasil; membro da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em escolas de Educação (RECEPE/UNIUBE) e do grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direitos de Aprender e Práticas Docentes (FORDAPP/UNIUBE).

Citas

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela Terra. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. Disponível em: https://bds.unb.br/handle/123456789/255. Acesso em: 15 jul. 2023.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Resultado da Avaliação Quadrienal 2017-2020. Brasília: Capes, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal/resultado-da-avaliacao-quadrienal-2017-2020. Acesso em: 20 jul. 2023.

CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Redes de pesquisa. Brasília: CNPq, [20??]. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/glossario;jsessionid=NFFCRxKrXvRHRLg3pl-kuaIR.undefined?p_p_id=54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column- 3&p_p_col_count=1&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_struts_action=%2Fwiki_display%2Fview&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_nodeName=Main&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_title=Redes+de+Pesquisa. Acesso em: 2 maio 2023.

DEROSSI, C. C.; GEREMIAS, B. M. Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, v. 6, n. 2, p. 641-658, 2021. DOI 10.22481/riduesb.v6i2.9160. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9160/6432. Acesso em: 4 maio 2023.

FARIAS, I. M. S.; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. Pesquisa em rede e a formação do pesquisador em educação: uma experiência do Observatório da Educação (Obeduc) UECE/UFOP/UNIFESP. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 109-122, 2017. DOI 10.31639/rbpfp.v9i16.165. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/165. Acesso em: 4 maio 2023.

FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2002. p. 69-90.

GATTI, B. A. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 124-132, set./dez. 2005. DOI: 10.1590/S1413-24782005000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XgnqcgDkJZ8jc4BVfBpDYvt/?lang=pt. Acesso em: 4 maio 2023.

JACCOUD, M.; MAYER, R. A observação direta e a pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. et al. (org.). Pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 254-287.

NOVAIS, G. S. et al. Pesquisa com profissionais da educação básica e políticas públicas de formação continuada: diálogos pertinentes? Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 147-167, set./dez. 2017. DOI 10.17058/rea.v25i3.9709. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/9709. Acesso em: 20 jul. 2023.

RECEPE. Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão. Quem somos. [20??]. Disponível em: https://www.projetoredecooperativa.com/quem-somos. Acesso em: 4 maio 2023.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SEE/MG. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Trilhas do Futuro: educadores. [20??]. Disponível em: https://trilhaseducadores.mg.gov.br/. Acesso em: 5 maio 2023.

SOUZA, T. Z.; NOVAIS, G. S. Colonialismo e colonialidade na educação: da denúncia ao anúncio da resistência propositiva popular. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 527-550, 2021. DOI 10.28998/2175-6600.2021v13n31p527-550. Disponível em:

https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10544. Acesso em: 5 maio 2023.

SOUZA, T. Z.; NOVAIS, G. S. Na trama das experiências educativas e formativas emancipatórias: o risco do bordado da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão Popular em Escolas de Educação Básica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, p. 48-64, 2022. DOI 10.14393/REP-2022-67082. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67082. Acesso em: 13 jul. 2023.

SILVA, A. A.; AMARAL, C. T.; ALMEIDA, L. B. Redes de pesquisa em educação e colaboração científica. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 29, 2022. DOI 10.14393/ER-v29a2022-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/64651/33333. Acesso em: 6 maio 2023.

UNIUBE. Universidade de Uberaba. Grupos e projetos de pesquisa. [20??]. Disponível em: https://uniube.br/conteudo/91/592. Acesso em: 5 maio 2023.

UNIUBE. Universidade de Uberaba. Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Escolas de Educação Básica (RECEPE). Ata da reunião da RECEPE realizada no dia 17 de março de 2023. (Não publicado).

Publicado

2023-10-18

Cómo citar

DIAS, A. J. de C.; MACHADO, L. M. D. Experiência no âmbito da educação popular: o projeto da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Escolas de Educação Básica . Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 355–368, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69374. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69374. Acesso em: 21 nov. 2024.