Experiência no âmbito da educação popular

o projeto da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Escolas de Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69374

Palavras-chave:

Formação em rede, RECEPE, Educação Popular

Resumo

Este texto apresenta o relato de experiência que descreve o processo inicial de uma pesquisa em rede. Ela é realizada a partir de uma construção coletiva do projeto da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão (RECEPE) em escolas de Educação Básica, fundada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação: formação docente para a educação básica – Mestrado Profissional da Universidade de Uberaba; e desenvolvida em conformidade com as reflexões do grupo de pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP). Diante disso, descreve-se como têm se caracterizado os encontros técnico-pedagógicos de ancoragem da rede, as construções e os aprendizados que ocorrem à medida em que a rede se fundamenta e se amplia nesse contexto. O trabalho cita algumas atividades iniciais que interligam escolas de educação básica e a universidade, além da realização de rodas de conversa voltadas à pesquisa e extensão, com vistas à melhoria da qualidade social da educação a partir de pressupostos teórico-metodológicos pautados em princípios da educação popular. Ao final, como resultado, demonstra-se como os estudos acerca da educação popular e o envolvimento na constituição da RECEPE contribuíram para a ressignificação do olhar desta pesquisadora iniciante sobre o desenvolvimento de seu objeto de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelino José de Carvalho Dias, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor da Universidade de Uberaba; membro da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE/UNIUBE) e do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/UNIUBE).

Lásara Marcelle Dutra Machado, Universidade de Uberaba

Mestranda em Educação na Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil; professora da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, e da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, Brasil; membro da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em escolas de Educação (RECEPE/UNIUBE) e do grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direitos de Aprender e Práticas Docentes (FORDAPP/UNIUBE).

Referências

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela Terra. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. Disponível em: https://bds.unb.br/handle/123456789/255. Acesso em: 15 jul. 2023.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Resultado da Avaliação Quadrienal 2017-2020. Brasília: Capes, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal/resultado-da-avaliacao-quadrienal-2017-2020. Acesso em: 20 jul. 2023.

CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Redes de pesquisa. Brasília: CNPq, [20??]. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/glossario;jsessionid=NFFCRxKrXvRHRLg3pl-kuaIR.undefined?p_p_id=54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column- 3&p_p_col_count=1&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_struts_action=%2Fwiki_display%2Fview&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_nodeName=Main&_54_INSTANCE_QoMcDQ9EVoSc_title=Redes+de+Pesquisa. Acesso em: 2 maio 2023.

DEROSSI, C. C.; GEREMIAS, B. M. Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, v. 6, n. 2, p. 641-658, 2021. DOI 10.22481/riduesb.v6i2.9160. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9160/6432. Acesso em: 4 maio 2023.

FARIAS, I. M. S.; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. Pesquisa em rede e a formação do pesquisador em educação: uma experiência do Observatório da Educação (Obeduc) UECE/UFOP/UNIFESP. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 109-122, 2017. DOI 10.31639/rbpfp.v9i16.165. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/165. Acesso em: 4 maio 2023.

FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2002. p. 69-90.

GATTI, B. A. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 124-132, set./dez. 2005. DOI: 10.1590/S1413-24782005000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XgnqcgDkJZ8jc4BVfBpDYvt/?lang=pt. Acesso em: 4 maio 2023.

JACCOUD, M.; MAYER, R. A observação direta e a pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. et al. (org.). Pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 254-287.

NOVAIS, G. S. et al. Pesquisa com profissionais da educação básica e políticas públicas de formação continuada: diálogos pertinentes? Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 147-167, set./dez. 2017. DOI 10.17058/rea.v25i3.9709. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/9709. Acesso em: 20 jul. 2023.

RECEPE. Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão. Quem somos. [20??]. Disponível em: https://www.projetoredecooperativa.com/quem-somos. Acesso em: 4 maio 2023.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SEE/MG. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Trilhas do Futuro: educadores. [20??]. Disponível em: https://trilhaseducadores.mg.gov.br/. Acesso em: 5 maio 2023.

SOUZA, T. Z.; NOVAIS, G. S. Colonialismo e colonialidade na educação: da denúncia ao anúncio da resistência propositiva popular. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, p. 527-550, 2021. DOI 10.28998/2175-6600.2021v13n31p527-550. Disponível em:

https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10544. Acesso em: 5 maio 2023.

SOUZA, T. Z.; NOVAIS, G. S. Na trama das experiências educativas e formativas emancipatórias: o risco do bordado da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão Popular em Escolas de Educação Básica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, p. 48-64, 2022. DOI 10.14393/REP-2022-67082. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67082. Acesso em: 13 jul. 2023.

SILVA, A. A.; AMARAL, C. T.; ALMEIDA, L. B. Redes de pesquisa em educação e colaboração científica. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 29, 2022. DOI 10.14393/ER-v29a2022-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/64651/33333. Acesso em: 6 maio 2023.

UNIUBE. Universidade de Uberaba. Grupos e projetos de pesquisa. [20??]. Disponível em: https://uniube.br/conteudo/91/592. Acesso em: 5 maio 2023.

UNIUBE. Universidade de Uberaba. Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Escolas de Educação Básica (RECEPE). Ata da reunião da RECEPE realizada no dia 17 de março de 2023. (Não publicado).

Downloads

Publicado

18-10-2023

Como Citar

DIAS, A. J. de C.; MACHADO, L. M. D. Experiência no âmbito da educação popular: o projeto da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Escolas de Educação Básica . Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 355–368, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69374. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69374. Acesso em: 24 nov. 2024.