Bullying no contexto educacional da Paraíba
a violência escolar sob o enfoque da educação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-68798Palabras clave:
Violência, Escola, Bullying, Educação PopularResumen
Este artigo objetiva analisar a ocorrência de violência entre pares (bullying), envolvendo estudantes, sob a perspectiva da educação popular. O contexto do estudo é o município de Marcação, no estado da Paraíba. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, tendo sido feita uma revisão da literatura e um estudo com representantes de duas escolas do referido município. O material empírico foi obtido mediante a realização de entrevistas semiestruturadas, e o escrutínio ocorreu por meio da técnica de análise temática. Entre os resultados alcançados, foi possível perceber a inépcia das autoridades escolares no que se refere à intimidação entre pares, apesar de ser um fenômeno que ocorre frequentemente nas instituições de ensino e de existirem diversos materiais disponibilizados acerca da temática. Verificou-se, também, uma banalização do bullying e a naturalização dos comportamentos violentos entre os alunos. Conclusivamente, é assinalado, por exemplo, que a dialogicidade da educação popular pode ser um importante dispositivo para abordar o bullying no cotidiano escolar e superar a cultura da violência.
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