O brincar na educação infantil

práticas pedagógicas a partir da Psicologia Histórico-cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-66729

Palabras clave:

Infância, Brincar, Psicologia sócio-histórica, Docência

Resumen

O presente texto objetiva apresentar apontamentos sobre os princípios que fundamentam a relevância do brincar para a formação das crianças e abordar discussões a respeito da organização de práticas docentes com vias a essa atividade principal na infância. A natureza da pesquisa é qualitativa, e a opção teórico-metodológica se fundamenta na Psicologia Histórico-cultural. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica, na qual buscamos apreender a função e a importância das brincadeiras de papéis sociais e outras ações do brincar para o desenvolvimento humano, em especial no período de escolarização. Para isso, selecionamos artigos e pesquisas publicadas em periódicos nacionais, bem como realizamos consultas em referenciais clássicos relacionados à área. A partir do referencial epistemológico da perspectiva supracitada, elencamos os principais conceitos que fundamentam essa teoria para consolidarmos princípios à atividade docente com vias ao desenvolvimento humano. Em linhas gerais, identificamos que as profissionais da Educação Infantil são responsáveis por planejar e organizar situações voltadas à diversidade de experiências, para promover e enriquecer o repertório de brincadeiras simbólicas e que as ações de ensino devem ser intencionalmente organizadas para promover o brincar como atividade principal na infância e criar condições para um desenvolvimento humano em suas máximas possibilidades.

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Biografía del autor/a

Camila Turati Pessoa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; período sanduíche na Universidad Pablo de Olavide, Espanha; estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI/UFU). 

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora adjunta da Faculdade de Educação nessa instituição; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI/UFU).  

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

PESSOA, C. T.; SILVA, F. D. A. O brincar na educação infantil: práticas pedagógicas a partir da Psicologia Histórico-cultural. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 194–203, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66729. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66729. Acesso em: 24 nov. 2024.