"Um ano que jamais imaginei viver"

olhares sobre a organização do trabalho pedagógico com bebês e crianças de até três anos em um contexto de pandemia

Autores

  • Jordanna Sopranzetti Araujo Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Duarte Araújo Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63559

Palavras-chave:

Primeira infância, Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Trabalho Pedagógico, Pandemia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar estudos que abordam o trabalho com a primeira infância, no tocante às práticas pedagógicas desenvolvidas em creches da Rede Municipal de Educação de Uberlândia, Minas Gerais, em um período de pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19). A pesquisa é de natureza qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionário dirigido, aplicado a cinco professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Em linhas gerais, identificamos que as docentes se esforçaram para reconfigurar seus trabalhos a partir do novo contexto e se propuseram a manter um vínculo afetivo com as crianças apesar da distância física por entenderem a importância da afetividade para o trabalho pedagógico e para o desenvolvimento global. Seus planejamentos pedagógicos foram pautados, em parte, na flexibilização, em aspectos que atendessem às necessidades físicas, emocionais e de socialização das crianças por meio de uma escuta atenta e de um olhar sensível para as realidades vivenciadas pela comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Jordanna Sopranzetti Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI/FACED/UFU).

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora adjunta da Faculdade de Educação nessa instituição; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI/FACED/UFU).  

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

ARAUJO, J. S.; SILVA, F. D. A. "Um ano que jamais imaginei viver" : olhares sobre a organização do trabalho pedagógico com bebês e crianças de até três anos em um contexto de pandemia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 195–218, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63559. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63559. Acesso em: 17 nov. 2024.