Cursinho Popular Avante

relato de experiência sobre as metodologias utilizadas no ensino de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-65126

Palabras clave:

Ensino de Química, Educação, Cursinho Popular

Resumen

Este estudo apresenta as experiências metodológicas utilizadas durante o ensino de Química nas aulas do Cursinho Popular Avante como uma forma de ampliação do conhecimento científico e de criticidade da realidade vivenciada pelos envolvidos. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, tendo como coleta de dados observações realizadas durante as aulas com registro em diário de campo, no período de 2017 a 2018, a análise do relatório da coordenação do cursinho e as entrevistas semiestruturadas com participação de três educadores populares. Como resultado, o Cursinho Popular Avante contribuiu para a formação e a prática docente de educadores/as, preparação de metodologias no ensino de Química e alguns aspectos de iniciativa voltada à superação de dificuldades de conceitos básicos e motivação. As relações humanas com os educandos não fugiram da primícia da educação popular, sendo um lugar de oportunidade e incentivo às pessoas que concluíram o ensino médio, exclusivamente, em escolas públicas gratuitas, para o ingresso ao ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kleylson Lima das Virgens, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduado em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará, Brasil; graduando em História na  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Marabá, Brasil; educador no Cursinho Popular Avante.

Mírian Rosa Pereira, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Amazonas, Brasil;  professora da Universidade do Estado do Pará, Brasil; membro do Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde (UEPA/Campus VIII), do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Sociedade, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia (UEPA/Campus VIII) e do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas públicas e Diversidade (UNIFESSPA).

Citas

ALMEIDA, M. S.; LEÃO, M. F. Metodologias e recursos utilizados em aulas para ensinar Química: estado da arte em atas do Enpec (2007-2015). Pesquisa em Foco, São Luís, v. 22, n. 2, 2017. Doi: 10.18817/pef.v22i2.1501. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/view/1501. Acesso em: 14 out. 2018.

ARAGÃO, R. C. et al. Cursinho Popular Emancipa: movimento de educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 83-92, 2015. Doi: 10.14393/REP-v14n22015-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29589. Acesso em: 4 nov. 2018.

CASTRO, C. A. Cursinhos alternativos e populares: movimentos territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2005. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89799. Acesso em: 4 nov. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FREITAS, O. C. R. Equipamentos e materiais didáticos. 4. ed. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2013.

GARCIA, T. M. F. B.; CHAVES, E. A.; GARCIA, C. H. Jovens do ensino médio e tecnologias: uma experiência de produção colaborativa de materiais didáticos digitais. RELATEC, Cáceres, v. 16, n. 2, p. 111-125, 2017. Doi: 10.17398/1695-288X.16.2.111. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/3082. Acesso em: 4 nov. 2018.

LIMA, J. O. G. Perspectivas de novas metodologias no ensino de Química. Espaço Acadêmico, Maringá, v. 12, n. 136, p. 95-101, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15092. Acesso em: 4 nov. 2018.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1986.

MOTA, F. A. C.; MESQUITA, D. W. O.; FARIAS, S. A. Uso de materiais alternativos no Ensino de Química: o aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: Enpec, 2015.

ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Eneq, 2016.

SANTOS, A. O. et al. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, Aracajú, v. 9, n. 7, 2013. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1517. Acesso em: 4 nov. 2018.

SEGATO, R. L. Cotas: por que reagimos? Revista USP, São Paulo, n. 68, 2006. Doi: 10.11606/issn.2316-9036.v0i68p76-87. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13484. Acesso em: 4 nov. 2018.

SILVA, A. M. Proposta para tornar o ensino de Química mais atraente. Revista de Química Industrial, Rio de Janeiro, n. 731, p. 2, 2011. Disponível em: http://www.abq.org.br/rqi/2011/731/RQI-731-pagina7-Proposta-para-Tornar-o-Ensino-de-Quimica-mais-Atraente.pdf. Acesso em: 16 out. 2018.

VEIGA, M. S. M.; QUENENHENN, A.; CARGNIN, C. O Ensino de Química: algumas reflexões. FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ, 1., 2005, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: CEMAD, 2005. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/O%20ENSINO%20DE%20QUIMICA.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

VIRGENS, K. L. das; PEREIRA, M. R. Cursinho Popular Avante: relato de experiência sobre as metodologias utilizadas no ensino de Química. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 263–278, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-65126. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/65126. Acesso em: 22 nov. 2024.