Cursinho Popular Avante

relato de experiência sobre as metodologias utilizadas no ensino de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-65126

Palabras clave:

Ensino de Química, Educação, Cursinho Popular

Resumen

Este estudo apresenta as experiências metodológicas utilizadas durante o ensino de Química nas aulas do Cursinho Popular Avante como uma forma de ampliação do conhecimento científico e de criticidade da realidade vivenciada pelos envolvidos. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, tendo como coleta de dados observações realizadas durante as aulas com registro em diário de campo, no período de 2017 a 2018, a análise do relatório da coordenação do cursinho e as entrevistas semiestruturadas com participação de três educadores populares. Como resultado, o Cursinho Popular Avante contribuiu para a formação e a prática docente de educadores/as, preparação de metodologias no ensino de Química e alguns aspectos de iniciativa voltada à superação de dificuldades de conceitos básicos e motivação. As relações humanas com os educandos não fugiram da primícia da educação popular, sendo um lugar de oportunidade e incentivo às pessoas que concluíram o ensino médio, exclusivamente, em escolas públicas gratuitas, para o ingresso ao ensino superior.

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Biografía del autor/a

Kleylson Lima das Virgens, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduado em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará, Brasil; graduando em História na  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Marabá, Brasil; educador no Cursinho Popular Avante.

Mírian Rosa Pereira, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Amazonas, Brasil;  professora da Universidade do Estado do Pará, Brasil; membro do Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde (UEPA/Campus VIII), do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Sociedade, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia (UEPA/Campus VIII) e do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas públicas e Diversidade (UNIFESSPA).

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

VIRGENS, K. L. das; PEREIRA, M. R. Cursinho Popular Avante: relato de experiência sobre as metodologias utilizadas no ensino de Química. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 263–278, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-65126. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/65126. Acesso em: 5 nov. 2024.