Educação popular e trabalho
o processo de interação com a prática da pesca a partir da brincadeira das jangadinhas na praia de Uruaú, Beberibe-CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-64492Palabras clave:
Educação popular, Brincadeira de Jangadinhas, Praia de Uruaú, PescadoresResumen
Na praia de Uruaú, a pesca artesanal tem grande influência no mantimento econômico da comunidade, expandindo-se para outras práticas culturais. Uma delas é a confecção de jangadinhas, pequenas embarcações que simulam as jangadas utilizadas pelos pescadores. Essas jangadinhas são utilizadas por pescadores e filhos de pescadores em brincadeiras na praia e nas lagoas da comunidade. Partimos da problemática de como acontece o processo de inserção na atividade da pesca, pensando a brincadeira com as jangadinhas como parte desse processo, trazendo o debate da relação do trabalho e os movimentos sociais na formação do conceito de educação popular, destacando aspectos da pesca artesanal em Uruaú e sua organização social. As observações para este trabalho foram iniciadas em 2016, referentes ao movimento dos pescadores e suas pautas de mantimento das suas práticas na lagoa do Uruaú, junto a uma inserção na Colônia Z-11, que cuida das questões políticas e sociais dos pescadores de Beberibe, no ano de 2017, promovendo observações dentro da instituição que rege o movimento.
Descargas
Citas
ARANTES, A. A. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2017.
BRANDÃO, C. R.; ASSUMPÇÃO, R. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
BRANDÃO, C. R.; FAGUNDES, M. C. V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 32, n. 61, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47204. Acesso em: 12 jul. 2021.
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2017.
CARNEIRO, M. C. Análise ambiental dos impactos das atividades antrópicas da APA da Lagoa de Uruaú em Beberibe-CE. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal de Recursos Hídricos) – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://capacitacao2.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/1783. Acesso em: 12 jul. 2021.
CARNEIRO, M. C.; GONÇALVES, T. E. Análise ambiental dos impactos das atividades antrópicas da APA da Lagoa de Uruaú em Beberibe-CE. In: SILVA, L.; ALENCAR NETO, M. F.; ELOI, W. M. (org.). Projetos de Intervenção: Planejamento ambiental. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2019. p. 11-31.
CARRILLO, A. T. A. Educação popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social e coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 15-32.
CEARÁ. Lei nº 14.050, de 3 de março de 2008. Estabelece diretrizes de uso e ocupação da
Área de Proteção Ambiental – APA, da Lagoa do Uruaú, situada no Município de Beberibe. 2008.
ESCURRA, M. F. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Verinotio, Rio das Ostras, n. 22, p. 12-28, 2016. Disponível em: http://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/333. Acesso em: 12 jul. 2021.
GALDINO, J. W. Educação e movimentos sociais na pesca artesanal. Fortaleza: Editora da
UFC, 2014.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GOHN, M. G. Educação popular e movimentos sociais. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 33-48.
GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
LESSA, S. TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular,
MEJÍA, M. R. La educación popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 369-398.
SILVA, R.; MACHADO, E. R. Uma mesma teoria geral para a educação popular e a educação social? Aproximações empíricas, teóricas e metodológicas. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 128-142.
STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social
coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. 399 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Pedro Pereira do Nascimento, Alexandre dos Santos Rocha
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.