A Educação do Campo interrogando a Educação Rural e o sistema apostilado de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64122

Palabras clave:

Sistema Apostilado de Ensino, Escolas do campo, Educação rural, Educação do campo

Resumen

A realidade de uma Educação do Campo está vinculada às lutas sociais dos seus diversos sujeitos. Nessa perspectiva, o presente artigo adotou como subsídio apresentar a contradição entre a Educação do Campo e a Educação Rural sob a luz do Sistema Apostilado de Ensino. Logo, esta pesquisa se apresenta como bibliográfica e documental, recorrendo a artigos, dissertações e documentos de órgãos estatais. A Educação do Campo exige transformações estruturais e urgentes, pois é preciso reconhecer o campo como lugar de formação, com finalidade da ação educativa destinada aos sujeitos do campo. Concluímos, então, que um dos elementos herdados da Educação Rural é a utilização dos Sistemas Apostilados de Ensino, os quais retiram a autonomia das escolas, dos professores e descaracterizam os sujeitos que vivem nos diversos territórios em nosso país.

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Biografía del autor/a

Antonio Gonçalves Nunes Neto, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutorando em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil; bolsista CAPES PROSUP; professor na Rede Pública Municipal de Educação de Paranaguá, Paraná, Brasil; membro do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP/UTP). 

Fabíola Soares Arcega, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil; bolsista CAPES PROSUP; professora da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá, Paraná, Brasil; membro do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP/UTP) e do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Educação Profissional (GEPPEP/IFPR).

Maria Mikaella dos Santos Fonseca, Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia

Estudante do ensino médio no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, Paraná, Brasil.

 

 

Citas

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Publicado

2022-08-29

Cómo citar

NUNES NETO, A. G.; ARCEGA, F. S.; FONSECA, M. M. dos S. A Educação do Campo interrogando a Educação Rural e o sistema apostilado de ensino. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 78–96, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64122. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64122. Acesso em: 18 nov. 2024.