A Educação do Campo interrogando a Educação Rural e o sistema apostilado de ensino
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-64122Palavras-chave:
Sistema Apostilado de Ensino, Escolas do campo, Educação rural, Educação do campoResumo
A realidade de uma Educação do Campo está vinculada às lutas sociais dos seus diversos sujeitos. Nessa perspectiva, o presente artigo adotou como subsídio apresentar a contradição entre a Educação do Campo e a Educação Rural sob a luz do Sistema Apostilado de Ensino. Logo, esta pesquisa se apresenta como bibliográfica e documental, recorrendo a artigos, dissertações e documentos de órgãos estatais. A Educação do Campo exige transformações estruturais e urgentes, pois é preciso reconhecer o campo como lugar de formação, com finalidade da ação educativa destinada aos sujeitos do campo. Concluímos, então, que um dos elementos herdados da Educação Rural é a utilização dos Sistemas Apostilados de Ensino, os quais retiram a autonomia das escolas, dos professores e descaracterizam os sujeitos que vivem nos diversos territórios em nosso país.
Downloads
Referências
ARCEGA, F. S. As políticas públicas da educação infantil do campo como prática tecnológica. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Instituto Federal do Paraná, Paranaguá, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1g0KQ4RQBmsEJCuWjq_hUxu4jdzY4Hyqz. Acesso em: 12 dez. 2021.
ARROYO, M. G. As matrizes pedagógicas da Educação do Campo na perspectiva da luta de classes. In: MIRANDA, S. G.; SCHWENDLER, S. F. (org.). Educação do campo em movimento: teoria e prática cotidiana. Curitiba: Editora UFPR, 2010.
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília-DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1999. (Coleção por uma Educação Básica do Campo v. 2).
BRASIL. Lei nº 12.960/14, de 27 de março de 2014. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 2014. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/114664351/lei-12960-14. Acesso em: 12 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI. Educação do campo: marcos normativos. Brasília: Secadi, 2012. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educ_campo.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 60-81, jan./jun. 2003. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol3iss1articles/roseli2.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CZEKALSKI, E. A.; SCHNECKENBERG, M. Parceria público-privada: um estudo sobre aquisição e investimento em material apostilado para a Educação Infantil da rede pública municipal de ensino – Irati/PR. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-23, jun. 2021. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.24.15261.066. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15261. Acesso em: 15 dez. 2021.
FEITOSA, D. A.; BISPO, R. L. Formação de educadores de classes multisseriadas nas escolas do campo no município de Dom Macedo Costa-Bahia: desafios e possibilidades. In: SEMINÁRIO NACIONAL, 6., SEMINÁRIO GEPRÁXIS, 2., 2017, Vitória da Conquista. Anais [...]. Bahia: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2017. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/7247/7030. Acesso em: 15 dez. 2021.
FRUTUOSO, A. S. A. O Sistema Apostilado na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: “caminho” para medidas privatistas e desvalorização da educação. 2014. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/130983/332234.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 dez. 2021.
GIACOMINI, R. M.; OTTO, C. Sistema de Ensino Apostilado: um “cavalo de Troia”?. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 27, n. 54, p. 157-174, abr. 2017. Doi: 10.18675/1981-8106.vol27.n54.p157-174. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10292. Acesso em: 12 dez. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOFFMANN, E. H. Sistemas apostilados em redes municipais de ensino no oeste catarinense: a mercadorização da educação pública? 2020. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2020. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/3908/1/HOFFMAN.PDF. Acesso em: 12 dez. 2021.
KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2011.
MUNARIM, A. Movimento nacional de educação do campo: uma trajetória em construção. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT03-4244--Int.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.
OPET/SEFE. Paranaguá: formação reúne centenas de professores e gestores. Curitiba: OPET, 2019. Disponível em: http://www.editoraopet.com.br/blog/paranagua-formacao-reune-centenas-de-professores-e-gestores/. Acesso em: 15 maio 2021.
PARANÁ. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Caderno Estatístico Município de Paranaguá. Paranaguá, 2022. Disponível em: www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=83200&btOk=ok. Acesso em: 31 maio 2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Consulta Escolas. Curitiba: SEED/PR, 2020c. Disponível em: www.consultaescolas.pr.gov.br/. Acesso em: 19 dez. 2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Resolução nº 4.783, de 28 de outubro de 2010. Institui a Educação do Campo como Política Pública Educacional com vistas à garantia e a qualificação do atendimento escolar aos diferentes sujeitos do campo, nos diferentes níveis e modalidades de ensino da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 2010. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/GEFHEMP/Texto_13_Grupo_1_-_7_Encontro_Resolucao_4783_Parana_2010.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
PARANAGUÁ. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Educação de Campo. Paranaguá, 2021. Disponível em: www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/conselho-de-educacao/educacao-de-campo. Acesso em: 13 dez. 2021.
PROGRAMA INDICA GESTÃO DA EDUCAÇÃO. Curitiba: OPET, 2021. Disponível em: https://www.editoraopet.com.br/indica/. Acesso em: 26 dez. 2021.
SANTOS, M. Educação do campo: alguns indicadores. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 6, p. 1-24, ago. 2021. Doi: 10.20873/uft.rbec.e10791. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/10791. Acesso em: 12 dez. 2021.
SILVA, A. L. B. A educação do campo no contexto da luta do movimento social: uma análise histórica das lutas, conquistas e resistências a partir do Movimento Nacional da Educação do Campo. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, PR, v. 20, n. 1, p. 1-24, abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/48413. Acesso em: 21 dez. 2021.
SOUZA, M. A. A educação do campo no Brasil. In: SOUZA, E. C.; CHAVE, V. L. J. (org.). Documentação, memória e história da educação no Brasil: diálogos sobre políticas de educação e diversidade. Tubarão: Copiart, 2016. p. 133-158.
SOUZA, M. A. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.
SOUZA, M. A.; PALUDO, C.; BELTRAME, S. A. B. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Educação do Campo e escola pública: a realidade da Região Sul do Brasil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT03-4055.pdf. Acesso em: 19 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antonio Gonçalves Nunes Neto, Fabíola Soares Arcega, Maria Mikaella dos Santos Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.