Imprensa, escrita feminina e práticas liberais democráticas na Paraíba na década de 1930
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-62899Palabras clave:
História da Educação, Impressos educacionais, MulheresResumen
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os discursos sobre civismo e democracia que eram veiculados na Paraíba, na primeira metade do século 20, a partir dos periódicos Boletim de Educação, organizado pelo departamento de Estatística e Publicidade do Estado, e Periódico Educacional da Diretoria de Ensino Primário da Paraíba (Revista do Ensino), articulando com as propostas educacionais para o período em questão e destacando o papel das mulheres dentro do contexto de produção e divulgação da imprensa paraibana entre os anos de 1936 e 1937. Inicialmente, discorreremos brevemente sobre o uso de fontes documentais na História da Educação e a sua importância nos caminhos teórico-metodológicos escolhidos por pesquisadores(as). A partir disso, explanaremos sobre a atuação feminina na imprensa oficial e nas discussões políticas da Paraíba. Posteriormente, analisaremos as fontes já mencionadas, indicando os principais pontos de discussão sobre civismo e democracia – também estruturadas em uma pesquisa bibliográfica anteriormente feita. Tendo em vista os aspectos observados, é possível concluir que a escrita feminina forneceu contribuições históricas ao cenário social, educacional e político paraibano, objetivando a conquista de uma sociedade menos desigual, promovendo a equidade entres os gêneros e o avanço das práticas educacionais.
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