A imagem da mulher na literatura e no jornal das primeiras décadas do Século XX: questões de discurso e gênero
Main Article Content
Abstract
O artigo examina dois discursos, o literário e o jornalístico, este materializado sob gêneros diversos. Quanto à literatura, trabalhamos com o conto Atrás da catedral de Ruão, de Mário de Andrade, escrito entre os anos de 1927 e 1944 e que tem a cidade de São Paulo como cenário. O discurso jornalístico é contemplado por meio da análise da imprensa da região Noroeste Paulista do mesmo período. Temos como objetivo compreender como a imagem da mulher é construída nesses dois tipos de discursos e nesses dois espaços geográficos distintos. Busca-se perceber como tal imagem é edificada como reflexo e refração de aspirações sociais, crenças e ideais de um determinado tempo e de um determinado lugar. Com o apoio da concretude dos textos e respeitadas as coerções dos gêneros jornalístico e do conto literário, objetivamos reconhecer como um tipo de mulher torna-se feixe de expectativas e de papéis sociais delineados na cultura de seu tempo.
Article Details
Issue
Section
Papers
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
How to Cite
Discini, N., & Campos, R. D. de. (2010). A imagem da mulher na literatura e no jornal das primeiras décadas do Século XX: questões de discurso e gênero. Cadernos De História Da Educação, 8(2). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3723