Crise do capital, políticas de cooperação e parceria empresariais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-62441Palabras clave:
Crise do capital, Políticas de cooperação, Parcerias empresariaisResumen
O presente trabalho analisa quais os mecanismos utilizados para persuadir a classe trabalhadora a acreditar no projeto do capital para a sociedade. As parcerias entre o público e o privado configuram-se como serviços oferecidos e passam a ser consideradas da esfera pública não estatal, descentralizando responsabilidades, diminuindo os gastos com a classe trabalhadora e repassando o que seria utilizado para as mãos dos empresários que terceirizam os serviços prestados. Considera-se que o investimento na formação de profissionais “capacitados” ao nível de compreender aquilo que a empresa exige é a pedra basilar nesse negócio lucrativo filantrópico. Todavia, essa iniciativa denota uma direção oposta aos interesses populares e emancipatórios.
Descargas
Citas
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
IOSCHPE, E. B. 3º Setor: desenvolvimento social sustentado. Rio de Janeiro: Gife/Paz e Terra, 1997.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2013.
MELO, L. Itaú investe R$240 milhões na formação da equipe em 2 anos. Exame, São Paulo, 27 de março de 2014. Disponível em: https://exame.com/negocios/itau-investe-r-240-milhoes-na-formacao-da-equipe-em-2-anos/. Acesso em: 19 jul. 2021.
MÉSZÁROS, I. O poder da Ideologia. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2004.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2011.
PAULA, A. S. N. A política de educação superior nos governos petistas: a inflexão da universidade ao capital. 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18084. Acesso em: 19 jul. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Alisson Slider do Nascimento de Paula, Stephanie Barros Araújo, Ciro Mesquita de Oliveira, Maria Luzirene Oliveira Nascimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.