Incertezas do ensino remoto e o distanciamento social
reflexões sobre a práxis educativa no Afin/Ituiutaba (2020)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-62395Palabras clave:
Pré-vestibular, Práxis educativa, Transformação social, EmancipaçãoResumen
Este relato objetiva refletir sobre a proposta do programa Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin), no ano de 2020, no que diz respeito ao cumprimento de seus objetivos, relacionando-o aos princípios da educação na perspectiva freireana. Como procedimentos metodológicos, apresentamos a análise de documentos: a proposta do Afin/Ituiutaba 2020 no modelo remoto devido à pandemia da Covid-19; o projeto submetido ao Sistema de Informação de Extensão; e o relatório de resultados que contém as atividades realizadas. A análise considerou o diálogo com uma educação que combate a alienação e a opressão, subsidiando-se por uma perspectiva freireana (BRANDÃO, 2006; FREIRE, 1979a, 1979b, 1987, 1996). Dessa maneira, foi possível analisar as ações do programa em 2020 como impulsionadoras de uma educação que se pauta nos princípios da autonomia e emancipação, fundamentada nas trocas de experiências entre estudantes, docentes e comunidade. Notamos que, apesar dos diversos desafios para a promoção dessa perspectiva educacional, o Afin/Ituiutaba se reinventou e conseguiu atingir seus objetivos, fazendo com que o direito à educação fosse mais acessível a uma parcela de estudantes, principalmente aos grupos negligenciados diante das desigualdades sociais.
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Citas
AFIN - AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. Avaliação discente. Ituiutaba, 2020b.
AFIN - AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. Proposta Afin/Ituiutaba. Ituiutaba, 2020a.
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