Incertezas do ensino remoto e o distanciamento social

reflexões sobre a práxis educativa no Afin/Ituiutaba (2020)

Autores/as

  • Maria Aparecida Augusto Satto Vilela Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-2602-5260
  • Beatriz Fernanda Carreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Luana Maciel do Nascimento Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62395

Palabras clave:

Pré-vestibular, Práxis educativa, Transformação social, Emancipação

Resumen

Este relato objetiva refletir sobre a proposta do programa Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin), no ano de 2020, no que diz respeito ao cumprimento de seus objetivos, relacionando-o aos princípios da educação na perspectiva freireana. Como procedimentos metodológicos, apresentamos a análise de documentos: a proposta do Afin/Ituiutaba 2020 no modelo remoto devido à pandemia da Covid-19; o projeto submetido ao Sistema de Informação de Extensão; e o relatório de resultados que contém as atividades realizadas. A análise considerou o diálogo com uma educação que combate a alienação e a opressão, subsidiando-se por uma perspectiva freireana (BRANDÃO, 2006; FREIRE, 1979a, 1979b, 1987, 1996). Dessa maneira, foi possível analisar as ações do programa em 2020 como impulsionadoras de uma educação que se pauta nos princípios da autonomia e emancipação, fundamentada nas trocas de experiências entre estudantes, docentes e comunidade. Notamos que, apesar dos diversos desafios para a promoção dessa perspectiva educacional, o Afin/Ituiutaba se reinventou e conseguiu atingir seus objetivos, fazendo com que o direito à educação fosse mais acessível a uma parcela de estudantes, principalmente aos grupos negligenciados diante das desigualdades sociais.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação (História, Política, Sociedade) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Beatriz Fernanda Carreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Pedagogia no Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista do Projeto Afin/Ituiutaba.

Luana Maciel do Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Pedagogia no Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista do Projeto Afin/Ituiutaba.

Citas

AFIN - AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. Avaliação discente. Ituiutaba, 2020b.

AFIN - AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. Proposta Afin/Ituiutaba. Ituiutaba, 2020a.

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

VILELA, M. A. A. S.; CARREIRA, B. F.; NASCIMENTO, L. M. do . Incertezas do ensino remoto e o distanciamento social: reflexões sobre a práxis educativa no Afin/Ituiutaba (2020). Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 415–431, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62395. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62395. Acesso em: 2 nov. 2024.