Os inéditos-viáveis na formação inicial e continuada das/os professoras/es do Afin/Ituiutaba em 2021

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67014

Palavras-chave:

Ações extensionistas, Formação de professores, Formação inicial de professores, Formação continuada de professores, Fundamentos freirianos

Resumo

Este texto configura-se como um relato das experiências oriundas da execução do projeto de extensão “Ações Formativas Integradas de Ingresso ao Ensino Superior (Afin)”, desenvolvido na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. O objetivo geral é apresentar as experiências de formação inicial e continuada realizadas para e pelos/as professoras/es do projeto Afin/Ituiutaba no ano de 2021. Como procedimento metodológico: relatório final do ano de 2021 e projeto de formação para uso de ferramentas digitais, produção realizada pelas/os professoras/es, dentre outros. A partir da análise das produções realizadas, entendemos que estamos no processo de construção de inéditos viáveis quando envolvemos e mobilizamos a formação interdisciplinar e coletiva das/os professoras/es na possibilidade de superar as situações-limite outrora problematizadas e refletidas criticamente, e que atravancam a realização de uma práxis mais humanizada e emancipadora.

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Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil;  professora no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Núcleo de Formação de Professores e Práticas Educativas (Nuforpe) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (GEEPOP). 

Referências

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

VILELA, Maria Aparecida Augusto Satto; OLIVEIRA, Lucia Helena Moreira de Medeiros. Os inéditos-viáveis na formação inicial e continuada das/os professoras/es do Afin/Ituiutaba em 2021: um relato de experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 368–385, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67014. Acesso em: 3 maio. 2025.

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