Por uma Educação do Campo com as vozes da luta pela terra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61990

Palabras clave:

Literatura, Poéticas orais, Educação do campo, Projeto de Assentamento Grande Vitória

Resumen

O artigo trata da importância de poéticas orais dos moradores do Projeto de Assentamento Grande Vitória, Marabá, Pará, como formação política no ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Escola Família Agrícola Jean Hébette. As informações advêm de pesquisa realizada no curso de licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Metodologicamente, foram consultados aportes teóricos interdisciplinares e realizadas entrevistas com agricultores do Projeto de Assentamento orientadas pela História Oral. As poéticas orais evocam temáticas dos modos de vida do campesinato: migração, resistência à violência no campo e conflitos entre projetos do capitalismo internacional e as populações tradicionais. Como resultados e encaminhamentos, compreende-se a necessidade de reafirmação dos atributos políticos do ensino do campo em diálogos críticos com historiografias linguísticas, literárias, canônicas e não canônicas.

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Biografía del autor/a

Andreia dos Santos Pereira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil.

Hiran de Moura Possas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil; líder do Grupo de  Estudos Interculturais das Amazônias  (GEIA/CNPQ/UNIFESSPA); integrante do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem (PUC/SP).

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

PEREIRA, A. dos S. .; POSSAS, H. de M. Por uma Educação do Campo com as vozes da luta pela terra. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 24–38, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61990. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61990. Acesso em: 24 nov. 2024.