“Eu não sou como você pensa”

vozes-vidas de estudantes LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67442

Palavras-chave:

Amazônia Oriental, Dinâmicas socioeducacionais, Gênero e diversidade na escola

Resumo

O artigo é resultado de pesquisa que analisou, pela perspectiva de estudantes LGBTQIA+, quais e como se reproduzem identificações de gênero, no contexto de uma escola da rede pública estadual do sudeste do Pará. Metodologicamente, sob orientações de aportes interdisciplinares, em especial da História Oral, foram realizadas entrevistas dialógicas com os interlocutores da pesquisa, cujas identidades são preservadas por questões éticas. As principais categorias analíticas observadas “a descoberta do corpo, família e escola” receberam ensaios interpretativos. Os resultados reafirmam a importância da escola, como um dos espaços estratégicos e privilegiados, para a transformação de comportamentos e promoção de debates, visibilidades e participação crítica de estudantes LGBTQIA+.

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Biografia do Autor

Sebastiana Araújo Filha, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestra em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil; professora da rede municipal de ensino de São Domingos do Araguaia e da rede estadual de educação do Pará, Brasil.

Hiran de Moura Possas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil; professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil; líder do Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (GEIA/CNPq). 

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

ARAÚJO FILHA, S.; POSSAS, H. de M. “Eu não sou como você pensa”: vozes-vidas de estudantes LGBTQIA+. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 63–85, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67442. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67442. Acesso em: 22 jul. 2024.