Lições da pandemia: aprender com outras epistemologias o cuidado coletivo com reciprocidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-56010

Palabras clave:

Território de cuidado, Saúde coletiva, Educação popular, Bem viver, Pandemia

Resumen

Em tempos de pandemia, as fragilidades existentes decorrentes das desigualdades, conformadas e aprofundadas na globalização neoliberal, se expressam de forma mais contundente. O modelo biomédico, centrado na assistência hospitalar e em tecnologias duras, evidenciou sua insuficiência para o cuidado coletivo no contexto do Covid 19. O cuidado de vizinhança dos diferentes grupos populacionais e a Atenção Básica em Saúde integrada às redes de cuidado são vias que, se trilhadas, possibilitam um manejo mais adequado frente às situações emergenciais de saúde. Na trajetória de lutas e afetividades da Educação Popular na Saúde no Brasil, emergem práticas e saberes tecidos cotidianamente de forma compartilhada nas diversidades dos territórios de vida. Movimentos decoloniais na saúde, embora contra hegemônicos, têm apontado experiências mais plenas de cuidado coletivo, como o Bem Viver – cosmologia que adquire nuances entre povos originários na América Latina. São princípios elencados por essa perspectiva: reciprocidade, relacionalidade, complementariedade e solidariedade entre pessoas e comunidades. Aprender com outras epistemologias que trazem capilaridades de cuidado recíproco, incluindo todos os seres da Natureza, é uma possibilidade de potencializarmos outras narrativas para a promoção de saúde e para o adiamento do fim do mundo.

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Biografía del autor/a

Carla Pontes de Albuquerque, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; professora associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO. 

Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Estadual do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professor visitante nacional sênior na Universidade Estadual do Pará, Brasil (2019-2021); pesquisador 1 do CNPq e coordenador da Rede de Pesquisas “Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais” (UFSC/CNPq); integrante do GT EPS/ABRASCO.

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Publicado

2020-07-13

Cómo citar

ALBUQUERQUE, C. P. de .; FLEURI, R. M. . Lições da pandemia: aprender com outras epistemologias o cuidado coletivo com reciprocidade . Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 268–280, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-56010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56010. Acesso em: 21 nov. 2024.