Os processos de produção de conhecimentos e pesquisa na educação popular e saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-56009

Palabras clave:

Educação popular e saúde, Produção de conhecimento, Pesquisa participativa

Resumen

Nessa reflexão defendemos um modo de pensar e fazer a prática pedagógica situado na luta histórica contra as várias formas de opressão e o não reconhecimento dos diversos saberes, em especial, os saberes populares e tradicionais. E, a identificação de caminhos possíveis na articulação entre práticas pedagógicas na perspectiva da educação popular e saúde (EPS) e processos de produção de conhecimentos e pesquisa que considerem os vários olhares e sentidos presentes e seu compromisso com as lutas por um bem viver. Por isso, para além de falarmos de métodos e metodologias, reconhecemos a necessidade de articular nossas práticas pedagógicas e políticas de EPS a práticas de pesquisa que fortaleçam a EPS como campo de ação e luta, mas também como campo de reflexão e produção de conhecimentos.

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Biografía del autor/a

Sonia Acioli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, com estágio pós-doutoral pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal; professora associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO. 

José Ivo dos Santos Pedrosa, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor titular do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO. 

Citas

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Publicado

2020-07-13

Cómo citar

ACIOLI, S.; PEDROSA, J. I. dos S. . Os processos de produção de conhecimentos e pesquisa na educação popular e saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 281–289, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-56009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56009. Acesso em: 12 nov. 2024.

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