Os processos de produção de conhecimentos e pesquisa na educação popular e saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-56009

Palabras clave:

Educação popular e saúde, Produção de conhecimento, Pesquisa participativa

Resumen

Nessa reflexão defendemos um modo de pensar e fazer a prática pedagógica situado na luta histórica contra as várias formas de opressão e o não reconhecimento dos diversos saberes, em especial, os saberes populares e tradicionais. E, a identificação de caminhos possíveis na articulação entre práticas pedagógicas na perspectiva da educação popular e saúde (EPS) e processos de produção de conhecimentos e pesquisa que considerem os vários olhares e sentidos presentes e seu compromisso com as lutas por um bem viver. Por isso, para além de falarmos de métodos e metodologias, reconhecemos a necessidade de articular nossas práticas pedagógicas e políticas de EPS a práticas de pesquisa que fortaleçam a EPS como campo de ação e luta, mas também como campo de reflexão e produção de conhecimentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sonia Acioli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, com estágio pós-doutoral pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal; professora associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO. 

José Ivo dos Santos Pedrosa, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor titular do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí, Brasil; integrante do GT EPS/ABRASCO. 

Citas

BOUFLEUR, J. P. Conhecer/conhecimento. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZIRKOSKI, J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 85-86.

BRANDÃO, C. R. História do menino que lia o mundo. São Paulo: Expressão Popular, 2014.

BRANDÃO. C. R. Perguntas, pesquisas. Para quem? Para quê? In: OLIVEIRA, M. W.; SOUZA, F. R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 11-12.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GAUTHIER, J. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba-PR: CRV, 2012

ICPHR - International Collaboration for Participatory Health Research. Position paper 3: impact in participatory health research. 2020. Berlin: ICPHR, 2020.

JARA, O. A sistematização de experiências: prática e teoria para outros mundos possíveis. Brasília, DF: CONTAG, 2012.

THIOLLENT, M.; COLLETE, M. M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences, Maringá, v. 36, n. 2, p. 207-216, jul-dez., 2014.

VASCONCELOS, E. M. Redefinindo as práticas de saúde a partir da educação popular nos serviços de saúde. In: VASCONCELOS, E. M. (org.). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede de educação popular e saúde. São Paulo: Hucitec, 2001. p. 19-33.

WALLENSTEIN. N. Prefácio. In: TOLEDO, R. F. et al. (org.). Pesquisa participativa em saúde: vertentes e veredas. São Paulo: Instituto de Saúde, 2018. p. 13-28.

Publicado

2020-07-13

Cómo citar

ACIOLI, S.; PEDROSA, J. I. dos S. . Os processos de produção de conhecimentos e pesquisa na educação popular e saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 281–289, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-56009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56009. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a