Projeto político-pedagógico
instrumento de valorização identitária dos sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-55014Palabras clave:
Formação de professores, Projeto pedagógico de curso, PlanejamentoResumen
Neste estudo, defendemos a utilização do termo Projeto Político-Pedagógico (PPP) em detrimento de outros, mesmo sendo o menos utilizado nos cursos superiores brasileiros. Para tanto, nos apoiamos em diálogos, principalmente, com Freire, Gadotti, Veiga e Vasconcellos. Entendemos que o PPP é uma ação intencional definida a partir de um compromisso coletivo, que busca a organização do trabalho pedagógico em sua totalidade. As instituições de ensino têm o direito de exercer sua autonomia, seja para estabelecê-lo, seja para executá-lo e avaliá-lo. Com isso, pode-se destacar sua diversidade construída como resultado do seu processo de desenvolvimento socio-histórico, bem como suas singularidades. Todo projeto pedagógico é político. Por fim, concebemos que o PPP não é apenas um documento, é um processo em espiral, de ação-reflexão-ação que exige uma reflexão coletiva e uma ação consciente e organizada de todos os envolvidos, inclui a participação da família e da comunidade geral. Isto porque acreditamos na construção do PPP como ação emancipatória/edificante, instrumento de valorização identitária dos cursos e de seus sujeitos e meio de luta para ruptura de padrões abissais, coloniais.
Descargas
Citas
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
FREIRE, P. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 64. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, M. O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4672890/mod_resource/content/1/PPP%20GADOTTI.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
GADOTTI, M. projeto político-pedagógico da escola cidadã. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Salto para o futuro: construindo a escola cidadã: projeto político-pedagógico, Brasília, DF, 1998. p. 15-32.
NEVES, C. M. C. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 95-129.
RIBEIRO, G. K. N.; FALEIRO, W.; ALMEIDA, J. da S. M. de. Organização político-pedagógico na formação de professores do campo em Ciências da Natureza no Brasil. Goiânia: Kelps, 2020.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico: elementos metodológicos para elaboração e realização. 22. ed. São Paulo: Libertad, 2012.
VEIGA, I. P. A. Educação básica: projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004a. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
VEIGA, I. P. A. Educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004b. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória. Cad. CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, 2003, p. 267-281. Doi: 10.1590/S0101-32622003006100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/cH67BM9yWB8tPfXjVz6cKSH/abstract/?lang=pt . Acesso em 15 maio. 2020.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.