Educação popular e arte
novas tessituras em um assentamento rural
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-54882Palabras clave:
Educação popular, Arte, Oficinas psicopedagógicasResumen
Neste texto, relata-se uma experiência de extensão universitária na área da Psicologia Social Comunitária, realizada, no meio rural, com crianças e adolescentes de um assentamento constituído pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) (Campina Grande/PB). Aliou-se à proposta da Educação Popular a utilização de linguagens artísticas. As oficinas psicopedagógicas realizadas com as crianças e os adolescentes assentados tiveram como objetivo estimular o gosto pela leitura, a reflexão crítica e o protagonismo social. Recorreu-se às diversas linguagens artísticas, entre elas, o método do Teatro do Oprimido proposto por Augusto Boal. Neste trabalho, são relatadas as oficinas realizadas com esse grupo que culminaram com a apresentação de uma encenação teatral para a comunidade. As linguagens artísticas foram um recurso potente para colocar em prática a proposta de acordo com as premissas da Educação Popular.
Descargas
Citas
ALLESSANDRINI, C. D. Oficina criativa e psicopedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
ALMEIDA, N. F.; GONÇALVES, C. H. P. Leitura dramatizada: um olhar literário. Interletras, Dourados, v. 2, n. 3, p. 01-08, mar. 2011. Disponível em: http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n13/index.html. Acesso em: 6 maio 2020
ALOCHIO, T. O. Dimensões socioeducativas do teatro do oprimido: cultura, teatro e educação populares. Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 287-304, maio/ago. 2016. Doi: 10.5216/ia.v41i2.40762. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/40762. Acesso em: 5 maio 2020
ANDRADE, L. A; VELÔSO, T. M. G. Arte e saúde mental: uma experiência com a metodologia participativa da Educação Popular. Pesqui. prát. psicossociais [on-line], São João del-Rei, v.10, n.1, p. 79- 87, jan./jun. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v10n1/07.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.
BATISTA, N. N. L. A. L. et al. Trabalhando a educação popular em saúde com a dança. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Brasília, v. 6, Supl. 1, p. 817-823, mar. 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5559017. Acesso em: 5 maio 2020.
BOAL, A. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
BRANDÃO, C. R. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 138, p. 715-746, set./dez., 2009. Doi: 10.1590/S0100-15742009000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v39n138/v39n138a03.pdf. Acesso em: 6 maio 2020.
BRANDÃO, C. R.; FAGUNDES, M. C. V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 89-106, jul./set. 2016. Doi: 10.1590/0104-4060.47204. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n61/1984-0411-er-61-00089.pdf. Acesso em: 6 maio 2020.
BUELAU, R. M. Ensaios de delicadeza e ousadia: uma experiência com o corpo na saúde mental. In: AMARANTE, P. D. C.; CAMPOS, F. N. (org.) Saúde mental e arte: práticas, saberes e debates. São Paulo: Zagodoni, 2012. p. 126-139.
CAMPOS, F. N.; PANÚNCIO-PINTO, M. P.; SAEKI, T. Teatro do oprimido: um teatro das emergências sociais e do conhecimento coletivo. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 552-561, set/dez. 2014. Doi: 10.1590/S0102-71822014000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n3/a04v26n3.pdf. Acesso em: 6 maio 2020.
CAMPOS, M.; LOBO, T. Educação, cinema, movimentos sociais e povos do campo no estado do Rio de Janeiro. Teias, Campos, v. 17, n. 47, p. 67-84, out./dez., 2016. Doi: 10.12957/teias.2016.24580. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24580/17560. Acesso em: 5 maio 2020.
CATOLÉ DO ROCHA. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Geraldo Maciel (Barreto), 2009.
DANTAS, V. L. A. et al. Cirandas da vida: dialogismo e arte na gestão em saúde. Saúde Soc. São Paulo, v. 21, Supl.1, p. 46-58, maio 2012. Doi: 10.1590/S0104-12902012000500004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v21s1/04.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.
DIONISIO, G. H; YASUI, S. Oficinas expressivas, estética e invenção. In: AMARANTE, P.; NOCAM, F. (org.). Saúde mental e arte: práticas, saberes e debates. São Paulo: Zagodini, 2012. p. 53- 65.
FANTIN, M. Educação popular com arte: pintando novas cores nas práticas coletivas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu/MG, Anais [...]. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt061200int.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOFFMANN, J.; MÁXIMO, C. E. A. A Educação Popular em Saúde como dispositivo transformador das práticas da Rede de Atenção Psicossocial no município de Itajaí-SC. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 14, n.1, p. 1-14, jan./mar. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/article/view/2885/2092. Acesso em: 25 abr. 2020.
MACHADO, A. M. B.; CAVALCANTI, T. A. S.; SOARES, V. S. O estado da arte sobre Educação Popular na pós-graduação paraibana: Serviço Social e Educação (1980- 2016). Temas em Educação, João Pessoa, v.26, n. 2, p. 120-144, jun.-dez. 2017. Doi: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.33613. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/download/33613/20276. Acesso em: 6 maio. 2020.
MAFFACCIOLLI, R. et al. Hoje eu vou ser artista! Saúde e cidadania em um cenário de internação para tratamento da tuberculose. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, p. 1-13, ago. 2019. Doi: 10.1590/Interface.180466. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v23/1807-5762-icse-23-e180466.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.
MARQUES, S. Sistematização da metodologia de exploração do acervo. Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha-PB. Biblioteca Municipal Augusto dos Anjos, Projeto Geraldo Maciel (Barreto). 2011. Mimeografado.
MOURA, R. A dança afro ao encontro da educação popular. 2010, Monografia (Especialização em Pedagogia da Arte). 2010. 41 f. Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32970/000776679.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 abr. 2020.
NASCIMENTO, M. V. N.; OLIVEIRA, I. F. Práticas integrativas e complementares grupais e o diálogo com a educação popular. Rev. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, p. 89-97, dez., 2017. Doi: 10.24879/2017001100200190. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23463. Acesso em: 5 maio 2020.
PADILLA, B. Saúde e migrações: metodologias participativas como ferramentas de promoção da cidadania. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 21, n. 61, p. 273-284, jun. 2017. Doi: 10.1590/1807-57622016.0624. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2017.v21n61/273-284/pt. Acesso em: 19 maio 2020.
RIBEIRO JÚNIOR, D. et al. Educar-se com grupos, organizações e movimentos sociais: processos educativos em práticas sociais populares. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 15, n. 31, p. 165-182, jul./dez., 2013. Doi: 10.22196/rp.v15i31.2335. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2335. Acesso em: 5 maio 2020.
SANTOS, J. M. M. Cinema engajado no Maranhão: interfaces com a educação popular. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão, São Luís. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/2111/2/JoseMuriloSantos.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.
SOUZA, K. M. et al. Práticas pedagógicas de educação popular em saúde e a formação técnica de agentes comunitários de saúde no município do Rio de Janeiro, Brasil. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, p. 1.513-1.522, 2014. Doi: 10.1590/1807-57622013.0541. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/icse/2014.v18suppl2/1513-1522/pt/. Acesso em: 6 maio 2020.
STRECK, D. R. A educação popular e a (re) construção do público. Há fogo sob as brasas? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 272-284, mai./ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a06v11n32.pdf. Acesso em: 6 maio 2020.
TAVARES, U. Histórias quentes de bichos e gentes. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
TREVISAN, J. S. A arte/educação na perspectiva da educação popular de Paulo Freire. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Departamento de Pedagogia, Universidade Regional do Noroeste do Estado Rio Grande do Sul, Ijuí. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/391. Acesso em: 12 mar. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.