O simples é o extraordinário
possibilidades e modos de aproximação entre sujeitos e atores diretamente envolvidos nos processos educativos escolares de crianças e de adolescentes de escolas públicas da rede estadual e municipal do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-53969Palabras clave:
Oficinas, Criança e adolescente, Conselho Tutelar, Ensino FundamentalResumen
Este texto constitui-se de propostas de oficinas e atividades pedagógicas, elaboradas como recurso prático de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação e Docência. O objetivo é apresentar maneiras e possibilidades de aproximação entre sujeitos e atores diretamente envolvidos nos processos educativos escolares de crianças e de adolescentes, bem como propiciar ações do cotidiano escolar que contribuam com a melhoria da aprendizagem, do comportamento de indisciplina e compartilhar os resultados da nossa pesquisa com as escolas e instituições que atendem crianças e adolescentes. Para tanto, elaboramos um caderno com 4 oficinas que foram realizadas, ora no decorrer da pesquisa de mestrado, ora na sala de aula em que atuávamos, um instrumento que pode servir como um material de apoio das atividades pedagógicas. Por meio das oficinas, os alunos da rede estadual e da rede municipal do ensino fundamental começaram a ter relações mais respeitosas, de cooperação e de ajuda mútua. A indisciplina diminuiu, a infrequência teve baixa considerável, eles estão mais comprometidos e motivados a fazerem as atividades, isso se reflete nos resultados das atividades. Pensamos que essas práticas pedagógicas afetaram de modo relevante na trajetória escolar desses alunos, uma vez que também continuamos a acompanhá-los após nossa pesquisa.
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