O simples é o extraordinário

possibilidades e modos de aproximação entre sujeitos e atores diretamente envolvidos nos processos educativos escolares de crianças e de adolescentes de escolas públicas da rede estadual e municipal do ensino fundamental

Autores

  • Islaine Natália Demetrio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-53969

Palavras-chave:

Oficinas, Criança e adolescente, Conselho Tutelar, Ensino Fundamental

Resumo

Este texto constitui-se de propostas de oficinas e atividades pedagógicas, elaboradas como recurso prático de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação e Docência. O objetivo é apresentar maneiras e possibilidades de aproximação entre sujeitos e atores diretamente envolvidos nos processos educativos escolares de crianças e de adolescentes, bem como propiciar ações do cotidiano escolar que contribuam com a melhoria da aprendizagem, do comportamento de indisciplina e compartilhar os resultados da nossa pesquisa com as escolas e instituições que atendem crianças e adolescentes. Para tanto, elaboramos um caderno com 4 oficinas que foram realizadas, ora no decorrer da pesquisa de mestrado, ora na sala de aula em que atuávamos, um instrumento que pode servir como um material de apoio das atividades pedagógicas. Por meio das oficinas, os alunos da rede estadual e da rede municipal do ensino fundamental começaram a ter relações mais respeitosas, de cooperação e de ajuda mútua. A indisciplina diminuiu, a infrequência teve baixa considerável, eles estão mais comprometidos e motivados a fazerem as atividades, isso se reflete nos resultados das atividades. Pensamos que essas práticas pedagógicas afetaram de modo relevante na trajetória escolar desses alunos, uma vez que também continuamos a acompanhá-los após nossa pesquisa.

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Biografia do Autor

Islaine Natália Demetrio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Educação Escolar e Profissão Docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil; professora da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais; coordenadora do Programa Escola Aberta da Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

DEMETRIO, I. N. O simples é o extraordinário: possibilidades e modos de aproximação entre sujeitos e atores diretamente envolvidos nos processos educativos escolares de crianças e de adolescentes de escolas públicas da rede estadual e municipal do ensino fundamental. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 251–271, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-53969. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53969. Acesso em: 22 jul. 2024.