Breve abordagem acerca da trajetória evolutiva do ensino de artes

necessidade de formação docente e utilização de novas tecnologias do cenário vigente

Autores/as

  • Fátima Agrizzi Ceccon Universidade Vila Velha
  • Giselle Sequim Souza Faculdade Vale do Cricaré
  • Sabrina Rosa de Oliveira Faculdade Vale do Cricaré
  • Tatiane Keila de Moura Sant'Anna Faculdade Vale do Cricaré

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-52353

Palabras clave:

Formação docente, Políticas públicas e legislação, Ensino de artes

Resumen

Analisar os percursos cronológicos da concepção do ensino de Artes enquanto componente curricular obrigatório no contexto escolar, desde o início do estudo da arte até a era vigente, implica compreender que todas as políticas educacionais e o corpo docente precisaram se adequar até que fosse possível utilizar as novas tecnologias como ferramenta de facilitação do ensino da arte e das suas diversas manifestações como expressão da cultura artística, social e econômica de um povo. Muitos são os tópicos que devem ser considerados no decorrer das propostas políticas educacionais envoltas no processo de oferta na grade curricular obrigatória o ensino de Artes, inclusive porque no início do processo a Arte era algo elitizado que depois passou a ser concebida como manifestação cultural que se apresenta ou desenvolve sob diversas produções e que deveria ser ensinada.

 

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Biografía del autor/a

Fátima Agrizzi Ceccon, Universidade Vila Velha

Doutora em Educação pela Universidade Vila Velha - UVV - ES.

Giselle Sequim Souza, Faculdade Vale do Cricaré

Mestranda do Programa de Pós Graduação - Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação.

Sabrina Rosa de Oliveira, Faculdade Vale do Cricaré

Mestranda do Programa de Pós Graduação - Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação.

Tatiane Keila de Moura Sant'Anna, Faculdade Vale do Cricaré

Mestranda do Programa de Pós Graduação - Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação.

Citas

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Publicado

2020-11-23

Cómo citar

CECCON, F. A.; SOUZA, G. S.; OLIVEIRA, S. R. de; SANT’ANNA, T. K. de M. Breve abordagem acerca da trajetória evolutiva do ensino de artes: necessidade de formação docente e utilização de novas tecnologias do cenário vigente. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 210–227, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52353. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52353. Acesso em: 14 nov. 2024.