Metrópoles, problemáticas urbanas e os desafios educacionais no Brasil contemporâneo

um ensaio prospectivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-52248

Palabras clave:

Metrópoles brasileiras, Desafios educacionais, História e crise contemporânea

Resumen

O objetivo central deste ensaio é inventariar e, ao mesmo tempo, refletir sobre os problemas urbanos que tomaram conta da cena social brasileira e, nomeadamente, sobre o papel que os trabalhadores da educação, comprometidos com os movimentos sociais e populares, podem ser chamados a desempenhar neste quadro de crise estrutural pelo qual a sociedade capitalista está passando e os seus desdobramentos em países como o Brasil.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Bauer, Universidade Nove de Julho

Doutor em História pela Universidade de São Paulo, Brasil, com estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas; professor titular da Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil.

Citas

ALTHUSSER, L. P. Aparelhos ideológicos de Estado. 7. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único. Petrópolis: Vozes, 2000.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Brasília, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm. Acesso em: 22 jun. 2019.

CASTELLS, M. Cidade, democracia e socialismo: a experiência das associações de vizinhos em Madri. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

CHALHOUB, S. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DICIONÁRIO FINANCEIRO. Conceito de Estado Mínimo. Disponível em: https://www.dicionariofinanceiro.com/estado-minimo/ Acesso em: 24 jun. 2019.

DURKHEIM, E. A educação, sua natureza e sua função. In: DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975. p. 33-49.

FERNANDES, F. Mudanças sociais no Brasil. São Paulo: Global, 2013.

GOHN, M. G. (org.). Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. Petrópolis: Vozes, 2003.

GRAMSCI, A. Escritos políticos. v. 1. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 3. ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Condições de vida, desigualdade e pobreza. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza.html. Acesso em: 23 jun. 2019.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. População em áreas de risco no Brasil. 2018. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101589.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019.

LENIN, V. I. Esquerdismo: doença infantil do comunismo. São Paulo: Expressão popular, 2014.

MARICATO, E. Brasil, cidades. Petrópolis: Vozes, 2001.

MARICATO, E. Para entender a crise urbana. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

MARX, K. O capital. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MONARCHA, C. A reinvenção da cidade e da multidão: dimensões da modernidade brasileira: a escola nova. São Paulo: Cortez, 1989.

NOZICK, R. Anarquia, Estado e utopia. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NUNES, C. A escola reinventa a cidade. In: HERSCHMANN, M.; PEREIRA, C.A.M. A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 1920-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

NUNES, C. Cultura escolar, modernidade pedagógica e política educacional no espaço urbano carioca. In: HERSCHMANN, M.; KROPF, S.; NUNES, C. Os missionários do progresso: médicos, engenheiros e educadores no Rio de Janeiro 1870-1937. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996.

OIT – Organização Internacional do Trabalho. Trabalho Doméstico. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/temas/trabalho-domestico/lang--pt/index.htm. Acesso em: 22 jun. 2019.

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista. São Paulo: Boitempo, 2003.

SEVCENKO, N. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1986.

VICTORIANO, M. R. Orçamento participativo: uma experiência de formação para a cidadania. Pulsar: Revista de Educação, São Paulo, n. 1, jul./dez. 2005.

Publicado

2020-09-01

Cómo citar

BAUER, C. Metrópoles, problemáticas urbanas e os desafios educacionais no Brasil contemporâneo : um ensaio prospectivo . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 329–347, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52248. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52248. Acesso em: 21 nov. 2024.