A invenção da educação subversiva

comunismo de jornal, o governo dos USA e a ditadura civil-militar brasileira

Autores/as

  • David Glasiel de Azevedo Marinho Universidade Federal de Pernambuco
  • André Gustavo Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-51580

Palabras clave:

História da Educação, Ditadura, Aparelhos Ideológicos

Resumen

Este artigo consiste em compreender, a partir de fontes sigilosas que foram recentemente desveladas, os meios pelos quais, nos primeiros anos do golpe,  a ditadura civil-militar, sob forte ingerência dos EUA, tornou os aparelhos repressivos e ideológicos do Estado seus elementos constitutivos e atuou premeditada e decisivamente no realinhamento ideológico da educação – como epicentro de um modus operandi indissolúvel ao projeto das classes dominantes endógenas e exógenas. Ações coordenadas de criminalização que submeteram um dos principais pilares de desenvolvimento do país à métrica de um mercado educacional – privado – em expansão e promoveram o aprofundamento dessa ideologia no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, buscamos interpelar criticamente as estruturas de representação, por meio das ações do Estado e seus coadjuvantes, tendo como lócus o sistema informativo – e seus enunciados, com envergadura internacional e nacional –, o jurídico, observando algumas mudanças normativas, e o educacional, na condição de espaço vital de manutenção da ideologia das classes dominantes. Amálgama analisada por meio de fontes ulteriores – memorandos e telegramas secretos – e das condições objetivas de subordinação do Brasil aos EUA. Análise que, portanto, tenciona entender os influxos capazes de interferir na estrutura da educação brasileira ainda hoje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

David Glasiel de Azevedo Marinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Teoria e História da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

André Gustavo Ferreira da Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação da mesma instituição.

Citas

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

BANDEIRA, L. A. M. A CIA e a técnica do golpe de Estado. In: VALLE, M. R. do. (org.). 1964-2014: golpe militar, história, memória e direitos humanos, 2014. p. 11-26.

BRASIL. Lei Federal nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco. pro.br/l5692_71.htm. Acesso em: 20 abr. 2019.

GADOTTI, M.; ABRÃO, P. (org.). Paulo Freire: anistiado político brasileiro. São Paulo: Instituto Paulo Freire; Brasília: Comissão de Anistia. Ministério da Justiça, 2012.

MOTTA, R. P. S. O vermelho e o medo. Vermelho, 2016. Disponível em: https://vermelho.org.br/2016/03/24/o-vermelho-e-o-medo/. Acesso em: 17 ago. 2020.

O GLOBO. Reformas de Base (1961-1964). Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/busca /?tipoConteudo=artigo&ordenacaoData=relevancia&allwords= REFORMAS+DE+BASE&anyword=&noword=&exactword=REFORMAS+DE+BASE&decadaSelecionada=1960. Acesso em: 19 mar. 2020.

O GLOBO. Reformas de Base, março de 1964. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com /busca/?tipoConteudo=artigo&ordenacaoData=relevancia&allwords=REFORMAS+DE+BASE&anyword=&noword=&exactword=REFORMAS+DE+BASE&decadaSelecionada=1960&anoSelecionado=1964&mesSelecionado=3. Acesso em: 19 mar. 2020.

O GLOBO. Reformas de Base, março de 1963. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com /busca/?tipo Conteudo=artigo&ordenacao Data=relevancia&allwords=REFORMAS+DE+BASE& anyword=&noword=&exactword=REFORMAS+DE+BASE&decadaSelecionada=1960&anoSelecionado=1963&mesSelecionado=3. Acesso em: 19 mar. 2020.

Publicado

2020-09-01

Cómo citar

MARINHO, D. G. de A.; SILVA , A. G. F. da . A invenção da educação subversiva: comunismo de jornal, o governo dos USA e a ditadura civil-militar brasileira. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 83–98, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-51580. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/51580. Acesso em: 24 nov. 2024.