Um olhar sobre a mudança de sentido e o sentido da mudança na alfabetização angolana

Autores/as

  • Marcelino Mendes Curimenha Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-46346

Palabras clave:

Alfabetização, Currículo, Angola, Lei de Base do Sistema de Educação

Resumen

Este artigo pretende compreender a mudança de sentido e o sentido de mudança na alfabetização do Ensino Primário de Angola, provocado pelas transformações políticas, sociais e econômicas, assim como as reformulações das políticas educativas produzidas pelas reformas curriculares que aconteceram a partir da década de 1970 até o surgimento da nova Lei de Bases do Sistema de Educação implementada no começo de 2000. Outrossim, o estudo pontua o atual estado da alfabetização angolana e nomeia os diversos desafios que Angola vem enfrentando após a independência nacional para construção de uma população alfabetizada por meio de produção dos sentidos que estabelecem à gestão social. Para isso, é utilizada a pesquisa qualitativa, por intermédio da análise documental, na medida em que tais arquivos, enunciados e fragmentos como leis, decretos e estudos, de diferentes autores interdisciplinares, permitem percorrer os desdobramentos das formações discursivas a respeito das mudanças e seus sentidos na concepção de alfabetização durante o período colonial, independência nacional e o surgimento da paz após os conflitos armados.

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Biografía del autor/a

Marcelino Mendes Curimenha, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

CURIMENHA, M. M. Um olhar sobre a mudança de sentido e o sentido da mudança na alfabetização angolana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 72–91, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-46346. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46346. Acesso em: 23 jul. 2024.