Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro

novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v0n02019-44545

Palabras clave:

Cultura, Ensino Superior, Gestão universitária, Atividades culturais

Resumen

O artigo busca relatar e avaliar a implementação do Corredor Cultural (FORPROEX 2016/2017). O projeto englobou uma série de ações para a circulação dos fazeres artístico-culturais produzidos nas universidades da região sudeste brasileira. A partir do mapeamento e diagnóstico das demandas locais, seu calendário de atividades foi organizado em formato anual e envolveu 16 diferentes instituições. No intuito de partilhar as experiências adquiridas e avaliar as implicações do projeto para o desenvolvimento do campo artístico-cultural no ensino superior público nacional serão apresentados: a metodologia de trabalho, o balanço das ações e o resultado de uma série de cinco entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores do projeto. As informações foram organizadas em seis categorias de análise e versam a respeito de diferentes temas, posicionando o projeto como um marco importante para as políticas culturais voltadas ao ensino superior do Brasil.

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Biografía del autor/a

Paulo Nunes, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Sociologia, Cidades e Culturas Urbanas pela Universidade de Coimbra, Portugal; professor assistente no Instituto de Ciências da Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2019-06-04

Cómo citar

NUNES, P. Proposta e avaliação de um Corredor Cultural para o ensino superior do sudeste brasileiro: novas interfaces entre cultura, educação e extensão universitária. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 18–29, 2019. DOI: 10.14393/rep-v0n02019-44545. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44545. Acesso em: 24 nov. 2024.