Gramado-escola na Troca de Saberes/UFV
aldeia de bambu e ressurgência Puri
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-rel01Palabras clave:
Bioconstrução em Bambu, Ecologia de Saberes, Múltiplas AprendizagensResumen
Este relato de experiência expõe a realização anual do programa Troca de Saberes/UFV, principalmente desde 2013, ano a partir do qual se potencializa uma inflexão mais fortemente artístico-cultural. A partir de uma abordagem do trabalho com bioconstrução, mais especificamente com equipamentos de bambu, como princípio educativo, ressaltamos o enfoque de um movimento regional de ressurgência étnica que passou a ocupar uma oca na Troca para se consolidar. Este recorte nos possibilitou explicitar amplos processos de aprendizagens, sejam acadêmicas, sejam populares. Portanto, este estudo objetiva desvelar parte da experiência de realização e o que são esses equipamentos de bambus que abrigam instalações artístico-pedagógicas e, entre elas, especificamente a Oca dos Povos Originários.
Descargas
Citas
ALVES, L. C. F. et al. Troca de saberes: flores das sombras da agroecologia. Viçosa: Editora da Universidade Federal de Viçosa, 2011. 144 p.
BARBOSA, W. A. Cultura Puri e educação popular no município de Araponga, Minas Gerais: duzentos anos de solidão em defesa da vida do meio ambiente. 2005. 234 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
FREINET, C. La educacion por el trabajo. Madrid: Fondo de Cultura Economica, 2008. 301 p.
______. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 153 p.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. 245 p.
CARDOSO JUNIOR, R. Arquitetura com bambu. 2000. 109 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
LEMOS, M. S. Dicionário da língua Puri. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 2013.
_______. Índio virou pó de café?: resistência indígena frente à expansão cafeeira no Vale do Paraíba. Rio de Janeiro: Palco Editorial, 2016. 224 p.
LOPES, L. S. et al. Troca de saberes: vivenciando metodologias participativas para a construção dos saberes agroecológicos. Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 8, n. 2, dez. 2013. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/14826>. Acesso em: 18 jan. de 2018.
PURI, D. A. P. Poeira de luz. Rio de Janeiro: Pachamama, 2016.
SAMPAIO, R. M. W. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1989. 240 p.
SANTOS, M. L.; BARBOSA, W. A.; KÖLLN, M. Programa de extensão Teia/UFV: formação universitária para uma ecologia de saberes. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 29, n. 4, dec. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400004>. Acesso em: 4 abr. de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Christina Maria de Freitas Grupioni, Willer Araujo Barbosa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.