Gramado-escola na Troca de Saberes/UFV

aldeia de bambu e ressurgência Puri

Autores

  • Christina Maria de Freitas Grupioni Organização Cooperativa de Agroecologia
  • Willer Araujo Barbosa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-rel01

Palavras-chave:

Bioconstrução em Bambu, Ecologia de Saberes, Múltiplas Aprendizagens

Resumo

Este relato de experiência expõe a realização anual do programa Troca de Saberes/UFV, principalmente desde 2013, ano a partir do qual se potencializa uma inflexão mais fortemente artístico-cultural. A partir de uma abordagem do trabalho com bioconstrução, mais especificamente com equipamentos de bambu, como princípio educativo, ressaltamos o enfoque de um movimento regional de ressurgência étnica que passou a ocupar uma oca na Troca para se consolidar. Este recorte nos possibilitou explicitar amplos processos de aprendizagens, sejam acadêmicas, sejam populares. Portanto, este estudo objetiva desvelar parte da experiência de realização e o que são esses equipamentos de bambus que abrigam instalações artístico-pedagógicas e, entre elas, especificamente a Oca dos Povos Originários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christina Maria de Freitas Grupioni, Organização Cooperativa de Agroecologia

Mestra em Mecanização Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil; sócia-fundadora da Organização Cooperativa em Agroecologia (OCA).

Willer Araujo Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professor adjunto na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.

Referências

ALVES, L. C. F. et al. Troca de saberes: flores das sombras da agroecologia. Viçosa: Editora da Universidade Federal de Viçosa, 2011. 144 p.

BARBOSA, W. A. Cultura Puri e educação popular no município de Araponga, Minas Gerais: duzentos anos de solidão em defesa da vida do meio ambiente. 2005. 234 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

FREINET, C. La educacion por el trabajo. Madrid: Fondo de Cultura Economica, 2008. 301 p.

______. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 153 p.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. 245 p.

CARDOSO JUNIOR, R. Arquitetura com bambu. 2000. 109 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

LEMOS, M. S. Dicionário da língua Puri. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 2013.

_______. Índio virou pó de café?: resistência indígena frente à expansão cafeeira no Vale do Paraíba. Rio de Janeiro: Palco Editorial, 2016. 224 p.

LOPES, L. S. et al. Troca de saberes: vivenciando metodologias participativas para a construção dos saberes agroecológicos. Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 8, n. 2, dez. 2013. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/14826>. Acesso em: 18 jan. de 2018.

PURI, D. A. P. Poeira de luz. Rio de Janeiro: Pachamama, 2016.

SAMPAIO, R. M. W. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1989. 240 p.

SANTOS, M. L.; BARBOSA, W. A.; KÖLLN, M. Programa de extensão Teia/UFV: formação universitária para uma ecologia de saberes. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 29, n. 4, dec. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000400004>. Acesso em: 4 abr. de 2018.

Downloads

Publicado

03-10-2018

Como Citar

GRUPIONI, C. M. de F.; BARBOSA, W. A. Gramado-escola na Troca de Saberes/UFV: aldeia de bambu e ressurgência Puri. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 181–192, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41465. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência