Desafios da educação integral no tempo presente

Autores/as

  • Maria Célia Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonice Matilde Richter Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art10

Palabras clave:

Políticas Públicas, Educação Integral, Ensino Médio

Resumen

O artigo versa sobre a educação de tempo integral, com o objetivo de analisar a temática no bojo das políticas públicas emanadas do governo Michel Temer. Para tanto, assume como material de análise os documentos oficiais emanados pelo Ministério da Educação, em confronto com artigos de pesquisadores da área de políticas educacionais. Assevera-se que a educação integral foi retomada pelo Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, como Meta nº 6, reafirmando a necessidade de as crianças permanecerem na escola o tempo necessário para concluírem a educação básica, superar o analfabetismo e elevar, consequentemente, a escolaridade da população brasileira. Contudo, evidencia-se um cenário político retratado por cortes orçamentários e formas de gestão hierarquizadas e autoritárias, o que limita as possibilidades de efetivação de uma educação integral emancipadora e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora associada da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação de Professores (GPEFORM) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE)

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta I da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografias da Educação (NEPHE), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação (GEPEDHE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE)

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora assistente II da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação (GEPAE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Pólis).

Citas

ALMEIDA, M. A. Memórias de um sargento de milícias. 4. ed. São Paulo: FTD, 1999. 160 p.

ANTUNES, R. A era das contrarrevoluções e o novo estado de exceção. In: LUCENA, C.; PREVITALI, F. S.; LUCENA L. A crise da democracia brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. p. 53-62.

BAKUNIN, M. La instrucción integral. Barcelona: José Olañeta Editor, 1979.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil _03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 17 jan. 2018.

______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001.

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

______. Plano Nacional de Educação. Observatório do PNE. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/6-educacao-integral> Acesso em: 20 jan. 2018.

______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar 2017: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2018.

BOTO, C. A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora da UNESP, 1996. 208 p.

CAVALARI, R. F. Integralismo: ideologia e organização de um partido de massa no Brasil. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 7, n. 12-13, p. 62, 1999.

CAVALIERE, A. M. V. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 247-270, dez. 2002.

______. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 20, n. 46, p. 249-259, maio/ago. 2010.

COELHO, L. M. C. da C. História(s) da educação integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009.

EBOLI, T. Uma experiência de educação em tempo integral. 1969. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001840.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992. 245 p.

FREITAS, C. R. de; GALTER, M. I. Reflexões sobre a educação em tempo integral no decorrer do século XX. Educere et Educare, Cascavel, v. 2, n. 3, p. 123-138, jan./jun. 2007.

OLIVEIRA, J. F. de. Prefácio. In: CRUZ, R. E.; SILVA, S. de O. (Org.) Gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para garantia do direito à educação. Teresina: EDUFPI, 2016. p. 9-12.

POMPÉIA, R. O ateneu. 16. ed. São Paulo: Ática, 1996. 168 p.

SANFELICE, J. L. Com o golpe de 2016, para onde caminhará a educação? In: LUCENA, C.; PREVITALI, F. S.; LUCENA, L. A crise da democracia brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. p. 261-278.

SAVIANI, D. A crise política no Brasil, o golpe e o papel da educação na resistência e na transformação. In: LUCENA, C.; PREVITALI, F. S.; LUCENA, L. A crise da democracia brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. p. 215-232.

Publicado

2018-10-03

Cómo citar

BORGES, M. C.; RIBEIRO, B. de O. L. .; RICHTER, L. M. Desafios da educação integral no tempo presente. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 131–143, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41393. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a